Historicamente, as obras de melhoria ou modernizações na BR-470 nunca ocorreram de forma fácil ou célere. Segunda rodovia mais movimentada do Estado e essencial para o escoamento de produtos da exportação, a 470 já dava sinais de sucateamento quando o último trecho dela foi asfaltado, nos anos 90. Desde então, o Vale do Itajaí pede pela duplicação, bandeira defendida pelo Santa em campanhas ao longo dos anos. 

Continua depois da publicidade

> Leia também: Como surgiu a BR-470? Rodovia nasceu do trajeto de mulas e do desejo pelo desenvolvimento

> E mais: Qual o percentual de conclusão da duplicação da BR-470? Veja os detalhes nos quatro lotes

Em um verdadeiro ciclo vicioso, a história da BR-470 tem contratempos que se repetem a cada década. Depois de impasses quanto à responsabilidade pela duplicação, o projeto levou anos para sair do papel. Há menos de dez, as máquinas começaram a movimentar a rodovia, mas não sem pausa e lentidão por problemas de execução ou por falta de dinheiro. A escassez de recursos, aliás, é o tema mais recorrente que envolve a rodovia. 

Neste mês, para tentar acelerar a entrega dos primeiros lotes duplicados, o Estado doou oficialmente à União R$ 300 milhões, mais dinheiro que o total orçado pelo governo federal para dois anos inteiros

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Veja abaixo uma linha do tempo que resume o caminho percorrido para chegar à atual situação da BR-470 e leia outras reportagens especiais clicando aqui.

Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos.
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos. – (Foto: Ben Ami Scopinho)
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos.
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos. – (Foto: Ben Ami Scopinho)
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos.
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos. – (Foto: Ben Ami Scopinho)
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos.
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos. – (Foto: Ben Ami Scopinho)
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos.
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos. – (Foto: Ben Ami Scopinho)
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos.
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos. – (Foto: Ben Ami Scopinho)
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos.
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos. – (Foto: Ben Ami Scopinho)
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos.
Pressões do Santa pela duplicação da rodovia começaram há mais de 20 anos. – (Foto: Ben Ami Scopinho)

Leia mais

> Nascida no dia de promessa de Dilma por duplicação da BR-470, Jeniffer completa 10 anos

> Sem previsão de ser duplicado, trecho esquecido da BR-470 no Alto Vale sofre com má conservação

> Dono do ‘Dr. Honesto’, trailer sem atendente na BR-470, coleciona cartas deixadas por clientes