A novela em torno da licitação do Maracanã continua e com várias reviravoltas. Três consórcios estão na disputa para administrar o Estádio Jornalista Mario Filho, o famoso “Maraca”, no Rio de Janeiro. Na última terça-feira (5) foram abertos os envelopes com as propostas técnicas para o processo de licitação.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Vasco e Flamengo se envolveram em treta por causa do Maracanã
Acompanhe uma linha do tempo com os últimos acontecimentos e as principais perguntas sobre a disputa pela administração do Maracanã.
Continua depois da publicidade
Quem está disputando a administração do Maracanã?
Os três grupos que querem administrar o Maracanã são um consórcio formado por Flamengo e Fluminense, que administram o estádio atualmente, um outro consórcio formado por Vasco e a WTorre (empresa de engenharia de São Paulo) e a Arena 360, responsável pela gestão da Arena Bsb de Brasília.
1º de março – Vasco tenta suspender o processo
Antes da abertura dos envelopes das propostas técnicas, o Vasco ingressou, no dia 1º de março, com uma ação judicial pedindo que o processo fosse suspenso. A alegação do time de São Januário é que o Fluminense não teria entregue algumas certidões e com isso não poderia participar da concorrência. Além disso, o clube alegou que a gestão Fla-Flu não teria conservado o estádio corretamente.
4 de março – Justiça do Rio de Janeiro nega pedido do Vasco
No dia 4 de março, a Justiça do Rio de Janeiro negou o pedido do Vasco e não suspendeu a licitação. A decisão do desembargador Eduardo Klausner, da Segunda Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi que o processo licitatório deveria continuar.
Na mesma data, o Vasco pediu para disputar a partida contra o Nova Iguaçu, pela semifinal do Campeonato Carioca. Segundo o regulamento da competição, a semifinal precisa ser feita em um estádio que tenha condições de torcidas divididas. Flamengo e Fluminense estão avaliando o pedido.
Continua depois da publicidade
5 de março – abertura dos envelopes com as propostas técnicas
Na terça-feira (5), as propostas técnicas dos três interessados em administrar o Maracanã pelos próximos 20 anos foram abertas. A fase de abertura das propostas financeiras ainda não tem data para acontecer. Em cerimônia, no Palácio Guanabara, o governo teve acesso a todas as propostas.
Segundo o UOL, o vice-presidente do Flamengo, Rodrigo Dunshee, questionou a proposta apresentada pelo Vasco. O time teria incluído jogos de outros clubes, incluindo as partidas de Santos e Brusque na Série B do Campeonato Brasileiro, para atingir as metas de partidas estabelecidas no edital. O consórcio que chegar mais perto dos 70 jogos por ano, ganha mais pontos.
O Vasco disse que não comentaria o conteúdo das propostas e que acionaria o seu departamento jurídico contra o Flamengo, por “bisbilhotar” os documentos. Além disso, o colunista Diogo Dantas, do jornal O Globo, publicou que a Arena360 teria como aliada a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).
Até 8 de março – propostas serão tornadas públicas
Com a ideia de fazer um Maracanã para todos, o Consórcio RNGD, da Arena 360, que também administra o Mané Garrincha, de Brasília, tem na Federação de Futebol do Rio uma aliada na concorrência. O consórcio diz que o Maracanã deve ser administrado sem rivalidades.
Continua depois da publicidade
Até sexta-feira (8), as propostas serão disponibilizadas e tornadas públicas à população. Com isso, espera-se que na próxima semana, a disputa entre os consórcios continuem. Os participantes podem pedir impugnação de documentos no prazo de cinco dias depois da divulgação das propostas.
Veja mais: Veja Vasco e Flamengo se enfrentando no Maracanã
Assista também
*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.