A Justiça Federal liberou a retomada das obras de limpeza do canal artificial do Rio Tavares na tarde desta sexta-feira (10). A decisão ocorreu após audiência de conciliação entre a prefeitura de Florianópolis e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As partes haviam entrado em um impasse na quarta-feira (8) e a ação havia sido embargada.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp
Na decisão, a Justiça suspendeu a multa do órgão ambiental e exigiu trabalho em conjunto para o monitoramento das obras. Ainda orientou que o replantio de vegetação seja executado caso a ação cause algum tipo de impacto na flora nativa.
Os trabalhos que haviam começado na terça-feira (7) foram embargados pelo ICMBio por supostamente não atender aos critérios ambientais, já que o canal está na Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, de responsabilidade do Instituto, e foi executada sem autorização dele.
Na quinta-feira (9), o secretário de Meio Ambiente de Florianópolis, Fábio Braga, confirmou que o município entrou na Justiça para permitir a continuidade das obras de drenagem.
Continua depois da publicidade
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, comemorou a decisão e confirmou que a limpeza será retomada neste sábado (11).
Leia também
Florianópolis lança plano de ação de saneamento básico após índices ruins de balneabilidade
Piora na balneabilidade de praias de SC acende alerta para fragilidades no saneamento
Reparo em adutora no Contorno Viário é concluído, mas Grande Florianópolis segue sem água