Uma ação de limpeza na praia do Matadeiro, no Sul da Ilha, em Florianópolis, recolheu por volta de 25 quilos de plástico mole e microplástico e 800 bitucas de cigarro. O trabalho reuniu cerca de 30 pessoas e foi promovido pela organização não governamental Sea Shepherd, presente em mais de 40 países e com iniciativas em praias de mais de 11 estados do Brasil.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A ação de limpeza faz parte da campanha Ondas Limpas, que visa a erradicação de resíduos marinhos e o estímulo à conscientização ambiental por meio de mutirões de limpeza.
Todos os dados do volume de lixo coletado nas praias é contabilizado pela entidade. A ideia é que isso ajude a dar a dimensão do volume de resíduos despejado nos oceanos e também paute a elaboração de novas políticas públicas que visem a preservação dos mares.
Assista ao vídeo do mutirão de limpeza
Continua depois da publicidade
Patrocinadores da região auxiliarem com sacos plásticos e baldes e surfistas e moradores arregaçaram as mangas para ajudar na coleta dos resíduos na praia. Copos plásticos, cotonetes e mais de 120 tampinhas de garrafa PET também estavam entre os materiais retirados da areia da praia neste sábado (27).
Os resíduos coletados foram destinados à reciclagem na Comcap. No ano passado, 7 toneladas de resíduos foram retiradas de praias de todo o país nas ações da organização.
— O que a gente está vivendo hoje é uma epidemia em relação ao plástico. Não se trata de demonizá-lo, a sociedade é o que é hoje por causa do plástico, mas queremos que as pessoas entendam que ele é uma matéria-prima e pode ser reutilizado, para começarmos a trabalhar nosso lixo dentro da nossa própria casa, para que não chegue ao lixão, e com a chuva, o vento, esse material não vá parar no mar — alerta a coordenadora de operações e diretora da Sea Shepherd, Mara Oliveira.
Veja fotos do mutirão de limpeza no Matadeiro
Leia também
Crise climática e El Niño contribuem para “boom” da dengue em SC, dizem especialistas
Casal de SC transforma Uno em motorhome e sonho de viajar o Brasil ganha novo significado
Após chuvas, praias de Santa Catarina têm 55% dos pontos próprios para banho