As limpezas e reformas de túmulos e jazigos, realizadas por empresas ou pela própria comunidade, devem ser feitas até sexta-feira, dia 26 de outubro nos cemitérios de Joinville. Os espaços estão abertos diariamente, das 7 às 19 horas. A estimativa é que 180 mil pessoas passem pelos dez cemitérios municipais entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.

Continua depois da publicidade

No Dia de Finados, serão permitidos apenas visitação e atos ecumênicos. Também estão programadas 15 celebrações católicas. Para quem precisar adquirir flores, 67 tendas serão montadas no dia 30 de outubro, mas a comercialização dos produtos está liberada entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.

No Dia de Finados, o acesso aos cemitérios com carros estará liberado para idosos e pessoas com deficiência. Haverá três ambulâncias disponíveis para caso de emergências no Municipal, Fátima e São Sebastião.

No dia 2, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) vai contar com apoio do Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville (Ittran) para organizar o trânsito no cemitério Municipal e da Polícia Rodoviária Estadual no cemitério Cristo Rei, são os dois com maior circulação de veículos. Neste ano, serão instalados banheiros químicos nos cemitérios com maior público.

Também foram instaladas caixas de água em todos os cemitérios, e há um caminhão pipa à disposição em caso de necessidade, basta acionar a Central de Atendimento de Serviço Funerário (Caserf). O recolhimento do lixo está sendo feito diariamente, de manhã e à tarde.

Continua depois da publicidade

Mais informações sobre a Operação Finados na Central de Atendimento de Serviço Funerário (Caserf), pelo telefone (47) 3433-1205 ou (47) 3423-2955.

Horário das celebrações católicas nos cemitérios no Dia de Finados:

* Municipal: 8 horas – 10 horas – 15 horas – 17 horas

* São Sebastião: 9 horas – 16 horas

* Nossa Senhora de Fátima: 9 horas – 16 horas

* Cubatão: 8 horas – 15 horas

* Dona Francisca: 8h30 – 16 horas

* Cristo Rei: 9h30 – 16 horas

*Pirabeiraba: 9 horas

Barracas de comércio de flores e diversos:

Municipal – Centro: 23

São Sebastião – bairro Iririú: 10

Dona Francisca – bairro

Santo Antônio: 7

Cubatão – bairro Cubatão: 4

Cristo Rei – bairro Vila Nova: 4

Nossa Senhora de Fátima – bairro João Costa: 16

Pirabeiraba: 3