Você sabia que existe uma lei que regulamenta a periodicidade na qual deve ser realizada a limpeza do ar-condicionado? Estamos falando da Lei Nº 13.589, que ficou conhecida como Lei do Ar-condicionado. Com a sua promulgação, que leva em consideração as determinações da Anvisa e do Ministério da Saúde em relação à qualidade do ar, tornou-se obrigatória a implantação do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) e a execução da análise da qualidade do ar.

Continua depois da publicidade

As normas valem para qualquer tipo de ambiente de uso público e comum, como shoppings, hospitais, museus, bibliotecas, dentre outros. Em ambientes menores, como empresas pequenas e em casas, onde há aparelhos mais simples, a limpeza deve ser realizada diariamente, pelo menos nas superfícies mais expostas do aparelho.

Ela pode ser feita com produtos simples que já fazem parte do cotidiano, como a água sanitária, o álcool e os desinfetantes comuns ou equivalentes, como o Nano Protect Multiuso 360, que pode ser aplicado em diversos tipos de superfícies, como vidros, tecidos, acrílicos, metais, plásticos, dentre outros. A diferença deste último é que ele protege os ambientes por até 4h, com eficácia cientificamente comprovada e chancelada pela Anvisa.

Além disso, a limpeza do ar condicionado também é essencial para a utilização segura dos ambientes. Não só pela Covid-19, mas também por vários outros patógenos perigosos, como fungos e bactérias, que também causam problemas respiratórios.

Produto exclusivo para uso em aparelhos de ar condicionado

O Nano Protect Ar Condicionado foi criado exclusivamente para aplicação em filtros de condicionadores de ar. O produto foi aprovado pela Anvisa, testado contra o coronavírus e, além de não causar danos ao filtro, é de fácil aplicação e é um ótimo aliado na prevenção contra a Covid-19, já que tem até 99,999% de eficácia nos processos de desinfecção e antissepsia de ambientes.

Continua depois da publicidade

>> Leia também: Dicas para fazer compras de supermercado com segurança

Medidas preventivas

Segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), existem algumas medidas preventivas que podem ser adotadas para garantir uma qualidade do ar adequada à saúde, controlando o contágio não só pelo Coronavírus, mas por vários outros vírus e bactérias, proporcionando, desta forma, um ambiente mais seguro para as pessoas. Confira:

• Renovação do ar: a ventilação e circulação do ar evitam a concentração de vírus no ambiente, fator que gera agravos à saúde das pessoas que ali transitam.

• Filtragem: essa prática permite que as partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes e diversos tipos de vírus, fiquem retidas.

• Controle de temperatura e umidade: esse controle pode impedir a proliferação de determinados organismos, dentre eles, o Coronavírus.

Continua depois da publicidade

• Monitoramento da qualidade do ar: é de extrema importância manter o nível de CO2 dentro dos índices determinados para que a qualidade do ar seja adequada.

Para conhecer mais sobre os produtos Nano Protect, acesse o site.