O prazo final para a limpeza de túmulos nos cemitérios de Joinville termina amanhã. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura orienta a população a tomar cuidado com as embalagens e os vasos de flores, pois há o risco de proliferação do mosquito da dengue.
Continua depois da publicidade
Nos dez cemitérios municipais da cidade haverá barracas para a venda de flores e alimentos no Dia de Finados. O processo seletivo realizado no início de outubro classificou 64 ambulantes, que foram divididos em 38 tendas para venda de flores e 26 para a venda de alimentação. Todos receberam licença da Sema e estão habilitados para atuar. A fiscalização estará presente nos cemitérios para coibir a venda clandestina.
Confira as últimas notícias de Joinville e região
Nas barracas de comercialização e na entrada dos cemitérios serão dadas orientações aos visitantes sobre os cuidados com o acondicionamento das flores junto aos túmulos.
Continua depois da publicidade
– A preocupação é com o acúmulo de água nos vasos, que pode acarretar em focos do mosquito da dengue – diz Sebastião Bruhmuller, gerente de concessões e permissões da Secretaria do Meio Ambiente.
As orientações são para descartar as embalagens plásticas, fazer orifícios no fundo dos vasos e completar com areia os espaços até a borda para evitar o acúmulo de água. Outra solicitação da Sema é para as pessoas terem cuidado com o descarte de flores e entulhos antigos. A partir de sábado, o Detrans estará no entorno dos cemitérios Municipal, Nossa Senhora de Fátima, Cubatão, São Sebastião e Dona Francisca para orientar os motoristas, das 7h30 às 17 horas.