O tempo instável, puxado principalmente pelas chuvas intermitentes, está resultando em um movimento fraco dos trabalhos de manutenção e limpeza dos túmulos nos cemitérios de Joinville para o Dia de Finados, em 2 de novembro próximo. O prazo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) para que as benfeitorias das sepulturas sejam feitas para a data se encerra no próximo dia 30 de outubro.

Continua depois da publicidade

A manutenção dos túmulos é uma responsabilidade dos proprietários das sepulturas, cabendo à Prefeitura a manutenção dos espaços comuns em dez cemitérios municipais, entre eles os maiores de Joinville: Cemitério Municipal, Nossa Senhora de Fátima, São Sebastião e Dona Francisca.

Há menos de 15 dias para o encerramento do prazo de limpeza, poucos dos munícipes que planejam fazer a manutenção já conseguiram fazê-la devido ao mau tempo. Segundo prestadores de serviço que são contratados por joinvilenses para realizarem a higienização das sepulturas nessa época do ano, este é o principal motivo para o movimento fraco até agora. A expectativa é de melhora na procura conforme a data se aproxime e a condição climática colabore.

O serviço é oferecido de forma simples, por meio de placas logo na entrada do cemitério e para eles a limpeza ajuda a complementar a renda das famílias. Há quem prefira fazer por conta própria. No entanto, mesmo entre os que realizam este trabalho anualmente as contratações estão abaixo do comum. Em alguns casos, a depender da condição do túmulo, o custo da “faxina” costuma chegar a R$ 100 e o tempo de limpeza de duas horas.

É o que conta Margarida Borges, que há dois anos limpa sepulturas no mês que antecede Finados, e em uma manhã na última segunda-feira, garantiu a limpeza de apenas um túmulo, enquanto em dias bons pode chegar a cinco. Pescadora do Morro do Amaral, ela conta que começou a fazer o serviço para completar os rendimentos em casa e a iniciativa se tornou corriqueira.

Continua depois da publicidade

— Na época, quando comecei, vi pela televisão as pessoas limpando os túmulos e decidi vir também. Neste ano começamos dia 16 e ainda está baixa a procura, mas mesmo assim vem a família toda ajudar, o irmão, o filho e algumas primas também estão no serviço — afirma, torcendo para um aumento no movimento nos próximos dias.

Orientações da Prefeitura

Neste período que antecede o feriado de Finados, a recomendação é que as pessoas façam a manutenção dos túmulos e descartem o lixo nos coletores até 30 de outubro. Já a partir de 31 de outubro, os cemitérios estarão abertos somente para visitação e ornamentação dos túmulos. No feriado, em 2 de novembro, será permitida somente a visitação e atos religiosos, no período das 7 às 18 horas.

Outra das providências tomadas pela Prefeitura é a disponibilização de areia para colocar nos pratos de vasos de flores e, assim, evitar o acúmulo de água onde podem se proliferar insetos, principalmente o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Haverá também banheiros químicos extras. A Gerência de Permissões e Concessões estima que no Dia de Finados de 180 a 200 mil pessoas devem visitar os cemitérios municipais. Nos dias de maior movimentação, a coleta do lixo será diária.

Continua depois da publicidade