Procurada pela reportagem na segunda-feira, a Ambiental, empresa responsável pela limpeza das ruas e recolhimento de lixo em Balneário Camboriú, respondeu nesta terça-feira aos questionamentos sobre a suspensão dos serviços desde o dia 29.
Continua depois da publicidade
O serviço está mesmo suspenso? Há quanto tempo, em que pontos da cidade, e por quê?
Ambiental – Sim, desde o dia 29/08/13, estão suspensos, provisoriamente, em todo o município os seguintes serviços: limpeza de vias urbanas (varrição); serviços gerais de limpeza (capina mecanizada, raspagem de vias, limpeza de praias e de bocas de lobo e, pintura de meios-fios; coleta especial (móveis inservíveis e galhos de árvores). Motivo: falta de pagamento. Desde janeiro deste ano, a Prefeitura não paga os serviços que vem sendo prestados pela Ambiental.
Há informação de que a prefeitura estaria devendo R$ 6 milhões à empresa. Isso é verdade?
Ambiental – Este valor só pode ser informado pela prefeitura, mas equivalem a oito meses sem qualquer pagamento.
Continua depois da publicidade
Há algum serviço mantido, apesar da suspensão?
Ambiental – Sim, prosseguem normalmente, os serviços de coleta seletiva de resíduos recicláveis, os serviços de coleta e destino final de resíduos sólidos comuns e coleta e tratamento dos resíduos dos serviços de saúde.
Há previsão de retomada dos trabalhos?
Ambiental – A Ambiental espera que a prefeitura regularize os pagamentos para retomarmos a execução dos serviços que foram paralisados.
Em que os trabalhadores estão atuando enquanto a situação não se resolve? Estão em recesso?
Ambiental – Encontram-se em férias coletivas.