Anunciada em dezembro, a troca de placas que indicam a velocidade nas ruas de Blumenau já pode ser percebida em algumas ruas da cidade. Até agora, a Secretaria de Serviços Urbanos, pasta responsável pelo serviço, já trocou ou instalou novas sinalizações nas ruas Itajaí e Antônio Treis, no bairro Vorstadt, e em pelo menos outras cinco ruas da região central, como na Curt Hering e transversais, onde a velocidade máxima permitida agora é 30 km/h.

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A previsão é de que nos próximos dias a equipe da secretaria trabalhe na manutenção das placas na Rua Engenheiro Paul Werner, na Itoupava Seca, e depois volte a atuar na troca da sinalização no Centro da cidade. Criado pela Secretaria de Planejamento, o projeto deve, além de padronizar as placas, viabilizar a fiscalização efetiva em todas as ruas da cidade.

De acordo com o diretor de Planejamento Viário, Cássio Bortolotto, em alguns casos, quando a via tem mais de uma velocidade permitida, os agentes de trânsito são impossibilitados de utilizar radares móveis próximo às placas. Outro ponto destacado pelo diretor é que, com a velocidade reduzida em alguns pontos, os constantes acidentes na cidade poderiam ser evitados, sem contar a otimização do fluxo do trânsito.

– O projeto inclui também a redução da velocidade máxima em algumas vias estratégicas com maior fluxo de pedestres e veículos, como, por exemplo, a Avenida Martin Luther, a Rua Antônio da Veiga e a Avenida Beira-Rio – diz.

Prazo para término dos trabalhos não foi estipulado

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Entre as vias que terão alteração da velocidade máxima permitida está a José Reuter, na Velha Central. A rua, que tem duas velocidades, 40 km/h e 50 km/h, é conhecida por ser cenário de graves acidentes depois que a lombada eletrônica instalada na chamada Curva da Morte, próximo à Associação de Moradores do bairro, foi desativada. Com a readequação, o trecho com menor velocidade passará a ser também de 50 km/h.

Apesar de estar previsto no cronograma da Secretaria de Serviços Urbanos, ainda não há uma data certa para que a alteração na José Reuter aconteça. Isso porque, conforme o diretor de Iluminação Pública e Sinalização Viária, Glauco Gevard, a pasta atende todo o município e muitas vezes _ como no caso do binário da Alameda Rio Branco, no Centro _ a equipe precisa ser deslocada para atender outras demandas. Entretanto, Gevard calcula que por mês cerca de 150 placas devem ser instaladas ou trocadas:

– Levando em conta que o projeto compreende a manutenção em 718 placas distribuídas em 76 ruas, se trabalhássemos direto levaria uns cinco meses. Mas como isso não deve ocorrer, fica difícil prever um prazo para o término dos trabalhos.