Originário da Austrália, o limão caviar (citrus australasica/microcitrus australasica) ou finger lime, em inglês, vem se tornando popular na gastronomia mundial como uma versão sofisticada de “bushfood” – plantas nativas australianas utilizadas por aborígenes (poderíamos fazer aqui uma comparação com as nossas PANCS – plantas alimentícias não convencionais).
Continua depois da publicidade
> Receita de sobremesa saudável com chia e calda de damasco
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
A fruta possui formato alongado e um espectro de cores que pode variar entre o verde, marrom, rosa e vermelho – tanto na casca, quanto no seu interior – em que abriga pequenas esferas recheadas de suco que explodem na boca. Essas pérolas se assemelham às ovas de peixe, daí a referência ao caviar. Alguns também o denominam caviar vegano.
Possui um sabor suavemente ácido e adocicado, trazendo um cítrico versátil ao paladar, que combina especialmente com frutos do mar.
Continua depois da publicidade

No Brasil, alguns lugares começaram a produzir o limão caviar, vendendo somente a fruta ou mudas da planta, distribuindo-as para restaurantes e chefs interessados. O ingrediente enriquece a finalização dos pratos, além de proporcionar uma experiência sensorial interessante.
> Quais alimentos podem ajudar a regular o nível do colesterol
Em São Paulo, no Ristorantino de Ricardo Trovisani, o limão caviar pode aparecer em algumas criações como o tartar de atum e a sobremesa babá al limoncello.


> Aprenda a fazer uma feijoada de polvo com Beto Barreiros
Continua depois da publicidade
*conteúdo produzido pela colunista Renata Diem
Leia também
Champanhe, espumante ou frisante: entenda a diferença entre as bebidas
Saiba como harmonizar chocolate e vinho
Quanto custa preparar um churrasco em Santa Catarina
Noiva com câncer realiza sonho e casa dez dias antes de morrer