A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 -, serviço criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) em 2005, registrou mais de 4 milhões de atendimentos. O objetivo é receber denúncias ou relatos de violência, reclamações sobre os serviços da rede, orientar as mulheres sobre seus direitos e legislação vigente.

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A informação foi divulgada nesta quinta pela secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, ao participar do programa Brasil em Pauta, com o tema os 10 anos da Central de atendimento à mulher.

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Em entrevista ao Brasil em Pauta, a secretária explicou sobre a política de atendimento e a importância das campanhas contra o abuso em transportes públicos. Informou também que a Casa da Mulher Brasileira será construída em todas as capitais para dar acompanhamento às mulheres que sofrem agressões.

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– Nós recebemos ligações 24 horas por dia, efetivamente é um atendimento que funciona em três dimensões, orientação e informação, denúncias e encaminhamentos para serviços especializados. De acordo com o relato é que vamos responder às demandas – disse.

Aparecida falou ainda sobre a abordagem da violência contra a mulher na mídia e no Enem.

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– O aumento das denúncias tem sido positivo, precisamos investir em mudança de comportamento e cultura, com o objetivo de divulgar mais textos e programas que abordem o tema.

A secretária acrescentou que não podem ser consideradas normais músicas, filmes e novelas que evidenciam agressão contra a mulher, os negros, homossexuais e demais formas de violência.

Além da necessidade de educar as pessoas e ensinar que a agressão é crime, a secretária disse que é preciso a conscientização da sociedade para que as pessoas percam o medo de denunciar as agressões. O investimento em campanhas de educação e conscientização em serviços especializados para acompanhamento das mulheres agredidas são fatores que faltam em grande parte dos municípios do país.

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*Agência Brasil