De uns anos para cá, tornou-se uma tradição de Ano Novo na Globo: estrear uma minissérie nos primeiros dias de janeiro com história e elenco para encantar o público. Em 2015, a novidade fica por conta da trama. A emissora aposta em Ligações Perigosas, uma releitura do romance epistolar criado pelo escritor francês Choderlos de Laclos.

Continua depois da publicidade

Em seu primeiro capítulo, exibido na noite desta segunda-feira, a adaptação assinada por Manuela Dias optou pelo roteiro tradicional e apresentou seus principais personagens. A rica e amoral viúva Isabel D’Ávila de Alencar (Patricia Pillar) e seu amigo, o bon vivant conquistador Augusto de Valmont (Selton Mello), ambos mestres na arte dos jogos de sedução.

Rejeitada por Heitor Damasceno (Leopoldo Pacheco), um de seus amantes, que preferiu pedir a jovem Cecília (Alice Wegmann) em casamento, Isabel planeja vingança. Já Augusto, tem como objetivo seduzir uma mulher casada, Mariana de Santanna (Marjorie Estiano).

Selton Mello volta à TV em “Ligações Perigosas”

Por que remakes fazem sucesso?

Continua depois da publicidade

Como a história é conhecida do público, principalmente pela versão cinematográfica lançada em 1988 pelo cineasta Stephen Frears, a autora manteve as referências universais, embora a obra se passe em uma cidade litorânea brasileira nos anos 1920. Paisagens que podem estar localizadas aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, com locações belíssimas e fotografia requintada, sob o comando do francês Jean Benoit Crépon. Um ar de produção cinematográfica já característico das produções dramatúrgicas de início de ano da Globo.

Retrospectiva cultural 2015: o melhor das séries de TV

A direção também foi destaque nesse início e as boas atuações de um elenco com nomes de peso também sobressaíram. Além de Patricia e Selton, Marjorie e a novata Alice também estão consistentes em seus papéis. Uma diferença para a produção do ano anterior, Felizes para Sempre? e a nudez de Paolla Oliveira, Ligações Perigosas não trouxe cenas quentes. A sexualidade está implícita, o que garante sensualidade para a trama.

Com pouco mais de meia hora de duração, o primeiro capítulo já conseguiu prender a atenção do público para o seguinte. Sobram motivos para querer ligar a TV nesta terça-feira após a novela A Regra do Jogo.

Retrospectiva cultural 2015: o melhor das atrações de TV

“Ligações Perigosas” ganhou diferentes adaptações para o cinema