A pouco mais de três meses do início da sexta edição do NBB, a Liga Nacional de Basquete (LNB) ainda não conta com nenhum patrocinador master para a disputa. O acordo com a Caixa Econômica Federal expirou ao término do último campeonato, no início de junho, e ainda não houve uma renovação. O banco estatal investiu R$ 1 milhão no torneio.
Continua depois da publicidade
Atualmente, o único apoio garantido para a edição que começa em novembro é da Vitamin Drink, que fornece isotônicos para as equipes e contribui com uma verba de cerca de R$ 400 mil anuais.
– A Caixa tem a preferência para seguir conosco. Fizemos uma proposta a eles maior do que a deste ano e estamos esperando a resposta. Mas precisamos definir isto até o fim deste mês, pois daqui a pouco está começando o campeonato – disse ao L! Cássio Roque, presidente da LNB.
Às vésperas do início da última edição, a LNB sofreu um golpe em seu caixa, quando a Eletrobras anunciou que não renovaria contrato. A empresa estatal pagava cerca de R$ 2,1 milhões anuais à Liga.
Os contratos de patrocínio não são negociados diretamente pela LNB. A Rede Globo, parceira comercial da entidade, é a responsável por ir ao mercado atrás das empresas.
Continua depois da publicidade
– Às vésperas da Copa do Mundo, tenho percebido que o foco está todo em cima do futebol. Mas precisamos achar nosso espaço – disse Roque.
O presidente admitiu que a Liga trabalha com um orçamento bem justo. A ideia é que, em alguns anos, haja um aumento substancial nos valores de patrocínio para que os clubes não precisem gastar para jogar a competição e ainda possam receber uma verba da entidade.
Tabela sai nesta terça
Uma reunião na manhã desta terça-feira definirá os participantes e a tabela do NBB 6. Das 21 equipes que haviam apresentado suas inscrições, uma já desistiu. Há alguma semanas, o Joinville informou que por falta de dinheiro não jogaria o torneio.
Outras equipes que devem anunciar a desistência no encontro de hoje são o Tijuca Tênis Clube (RJ) e o Vitória (ES). O Fluminense ainda corre atrás de um patrocinador.
Continua depois da publicidade