Os líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) desembarcaram nesta terça-feira em Manila, véspera de uma reunião de cúpula dedicada a promover o comércio regional, que acontecerá à sombra dos atentados de Paris.

Continua depois da publicidade

Os presidentes da China e Estados Unidos, Xi Jinping e Barack Obama, desembarcaram no aeroporto da capital filipina ao meio-dia (hora local).

Eles participarão na quarta-feira e quinta-feira da reunião de cúpula anual do fórum, que tem 21 membros e representa 57% do PIB mundial, assim como quase metade do comércio do planeta.

Oficialmente, a Apec discute apenas questões comerciais, mas vários líderes devem discursar sobre a luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que reivindicou os atentados de sexta-feira em Paris.

Na reunião do G20 celebrada domingo e segunda-feira em Antalya (Turquia), Obama definiu a organização como “a face do mal” e afirmou que o objetivo é “reduzir e depois destruir este grupo bárbaro”.

Continua depois da publicidade

Outro grande tema da Apec será a tensão no Mar da China Meridional, uma importante via comercial na qual as reivindicações de Pequim provocam muita preocupação entre os países vizinhos.

* AFP