Uma novela que se passa em Blumenau desde os anos 1970 deve ter um novo capítulo hoje à noite na Câmara de Vereadores. A discussão sobre a construção de um estádio municipal volta à pauta em uma audiência pública que deve reunir lideranças políticas, empresariais e do esporte. Convocada pelo vereador Zeca Bombeiro (SD), o encontro pretende dar um passo inicial para a criação de um projeto a ser encaminhado ao Ministério do Esporte, que financiaria a obra.

Continua depois da publicidade

::: Leia outras notícias de esporte

O assunto não é novo e já foi tema de outras audiências públicas, a última em 2006, na época solicitada pelo então vereador Rufinus Seibt. Ele conta que na ocasião foi decidido que o melhor caminho para a cidade seria a ampliação da estrutura já existente no Complexo do Sesi, que seria feita em etapas, de acordo com um estudo feito pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

– Não vi o projeto caminhar depois disso, mas ainda acredito que a cidade merece ter um estádio municipal. Para um time de futebol daqui crescer, tem que ter uma estrutura que favoreça isso -analisa Seibt, hoje superintendente do Deinfra no Vale do Itajaí.

O vereador Zeca Bombeiro explica que a ideia é unir forças para criar um projeto viável para o ministério e que traga atrativos para Blumenau, com uma arena que tenha capacidade para se manter além do futebol e espaço para eventos:

Continua depois da publicidade

– Não é algo da noite para o dia. O processo inteiro, se aprovado, duraria de três a quatro anos, mas como há a possibilidade, é importante a participação da comunidade para decidir como pode ser o projeto, onde construir, qual o tamanho, etc.

O vereador ressalta também o valor que a prefeitura gasta atualmente com o aluguel do Sesi. De acordo com a Fundação Municipal de Desportos (FMD), o aluguel custa cerca de R$ 70 mil por ano, valor que reduziu recentemente pois a prefeitura ajudou a entidade na busca de recursos no governo federal. Em outros anos chegou a R$ 250 mil. Para os clubes de futebol de Blumenau a ideia é atraente. Ivan Kuhnen, presidente do Metropolitano, diz que para o crescimento do esporte é imprescindível um estádio municipal:

– É quase uma obrigação para a cidade que quer ter um time grande de futebol. A construção de um novo estádio é o ideal, já que o Sesi tem suas limitações de espaço. Apoio um projeto que englobe lojas e espaço para shows.

O presidente do Blumenau Esporte Clube (BEC), Wanderley Laureth, concorda, mas ressalta que caso um estádio seja um projeto caro demais, novas parcerias do poder público com o Sesi para facilitar o uso da estrutura existente pelos clubes seria uma opção, reduzindo o valor gasto com o aluguel.

Continua depois da publicidade

Como será a audiênia

– A audiência está marcada para 19h e tem a duração máxima regimental de duas horas.

– Por requerimento, o autor da reunião, vereador Zeca Bombeiro (SD), convidou lideranças políticas, empresariais e membros das diretorias de Metropolitano e Blumenau.

– Após um cerimonial de abertura, que inclui a execução dos hinos oficiais, Zeca Bombeiro abre os trabalhos e pode se pronunciar por 10 minutos.

– Na sequência será a vez dos convidados e demais vereadores presentes se manifestarem por até três minutos cada. Em seguida, será aberto tempo ao público para fazer perguntas ou pronunciamentos sobre o assunto.

– Após a participação popular, o vereador tem dois minutos para fazer as considerações finais e encerrar a audiência. O debate será transmitido ao vivo pela TV Legislativa e pelo site da Câmara.

Continua depois da publicidade