As lideranças catarinenses saíram otimistas da audiência com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues, nesta terça-feira, em Brasília. A expectativa é que o edital do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental da Ferrovia da Integração, suspenso por determinação do TCU, seja retomado até o final do mês.

Continua depois da publicidade

O encontro teve a participação dos deputados federais Pedro Uczai-PT, Celso Maldaner-PMDB e Rogério Mendonça-PMDB, além de prefeitos e representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

O ministro explicou que a suspensão do edital foi em decorrência de questionamentos no valores do estudo, estimado em R$ 69 milhões, e na divergência da quilometragem da sondagem e do estudo aerofotogramétrico. O presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, Pedro Uczai, explicou que havia uma dualidade no edital, que em alguns pontos permitiria a subcontratação de empresas para alguns serviços e em outros pontos proibia essa contratação.

O deputado disse que o traçado deve sair de Dionísio Cerqueira, passando por Chapecó e indo até o porto de Itajaí. O edital prevê três traçados, mas todos passando por um eixo central do estado.

O ministro informou que, se a Valec, empresa governamental responsável pelo edital, responder satisfatoriamente aos questionamentos até sexta-feira, a reavaliação do edital poder ir ao plenário já na próxima semana. Caso a suspensão seja retirada logo, em outubro poderia ser conhecida a empresa vencedora.

Continua depois da publicidade

Uczai informou ainda que nos próximos dias deve ir a votação uma capitalização de R$ 15 bilhões para a Valec agilizar a implantação de novas ferrovias.