Das quatro etapas já disputadas da Volvo Ocean Race, o Telefónica (que tem na tripulação o único brasileiro da competição, o carioca Joca Signorini), venceu três e lidera a classificação. Mas foi mal nas últimas regatas (chegou em terceiro na perna desde Sanya e ficou em último nas duas disputadas em Auckland, apenas uma delas valendo pontos).

Continua depois da publicidade

O francês Groupama (vencedor da quinta etapa e, segundo alguns velejadores, o favorito para ganhar também em Itajaí, pela melhor adaptação às condições extremas) e o barco neozelandês Camper (que venceu a regata In Port em casa) ameaçam a liderança dos espanhóis.

Entenda a Volvo Ocean Race

A regata de volta ao mundo 2011/2012 é disputada por seis barcos da categoria VO 70: Telefónica (Espanha), Camper (Nova Zelândia), Groupama (França), Puma (EUA), Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Sanya (China).

Continua depois da publicidade

A disputa começou no fim de outubro, em Alicante (Espanha). Desde então, já passou pela Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Sanya (China) e passaram uma semana em Auckland, de onde partiram neste domingo para a sexta etapa.

Depois de Itajaí, a Volvo Race ainda passará por Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e vai terminart um julho no porto irlandês de Galway.

Classificação

1º Telefónica (ESP) – 122

2º Groupama (FRA) – 107

3º Camper (NZL) – 104

4º Puma (EUA) – 83

5º Abu Dhabi (EAU) – 55

6º Sanya (CHI) – 25