Santa Catarina viverá um dia decisivo no próximo sábado (05). Simultaneamente, todos os seis jogos da última rodada do Campeonato Catarinense Fort 2022 acontecem a partir das 16h30. Itajaí, Jaraguá do Sul, Brusque, Balneário Camboriú, Chapecó e Florianópolis serão os municípios que receberão os últimos confrontos da primeira fase da competição. Os clubes do Estado brigam pela liderança, classificação e contra o rebaixamento.
Continua depois da publicidade
Atualmente, seis clubes já estão classificados para as quartas de final. Além do líder Brusque, Hercílio Luz, Camboriú, Concórdia, Chapecoense e Figueirense já carimbaram o passaporte para a próxima fase. Agora, Marcílio Dias, Barra, Próspera, Avaí e Joinville ainda brigam pelas últimas duas vagas.
Por outro lado, Barra, Próspera, Avaí, Joinville e Juventus são os times que ainda lutam contra o rebaixamento. Atualmente, o JEC e o Moleque Travesso ocupam as duas últimas posições do Estadual.
Confira, abaixo, detalhes sobre a campanha e o que cada um dos clubes almeja na última rodada do Campeonato Catarinense Fort 2022:
Brusque
O Brusque chega a última rodada como líder da competição. Com 23 pontos, o clube do Vale do Itajaí está em uma sequência de sete vitórias. No último confronto da primeira fase, o Bruscão recebe o Figueirense no Augusto Bauer.
Continua depois da publicidade
Uma vitória contra o Figueira confirma o Brusque em primeiro lugar. Em caso de empate, o clube do Vale do Itajaí precisará torcer por uma derrota ou empate do Hercílio Luz. Se o Bruscão perder em casa, além de torcer contra o Leão do Sul, o time precisará de um revés ou empate do Camboriú para garantir a liderança.
No pior cenário, com derrota para o Figueirense e vitórias do Hercílio Luz e Camboriú, o Brusque pode terminar a primeira fase na terceira colocação.
Hercílio Luz
O Hercílio Luz liderou boa parte do campeonato e na última rodada precisa vencer o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis, para ter chance de reassumir o primeiro lugar. Dois pontos atrás do Brusque, em caso de vitória na Capital, o Leão do Sul precisará de um empate ou derrota do líder para voltar ao primeiro lugar.
Em um cenário de empate do Brusque e vitória do Hercílio Luz, os dois times vão a 24 pontos, mas a liderança fica com o Leão do Sul, devido ao saldo de gols (segundo critério de desempate). Hoje, ambos os times têm saldo positivo de nove gols.
Continua depois da publicidade
Se perder para o Avaí, o Hercílio Luz poderá ser ultrapassado apenas pelo Camboriú e terminará a primeira fase na terceira colocação.
Camboriú
Terceiro colocado com 20 pontos, o Camboriú também tem chances de terminar a primeira fase do Estadual na liderança. O cenário para isso acontecer é o mais difícil dos três times que ocupam os primeiros lugares. Além de vencer o Juventus fora de casa, no estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, o Tricolor Camboriuense precisará de uma derrota do líder Brusque e um revés ou empate do vice-líder Hercílio Luz. Se isso acontecer, Camboriú e Brusque ficarão empatados com 23 pontos e o saldo de gols definirá a liderança. Hoje, o Bruscão possui um saldo de nove contra cinco do Cambura.
Um empate confirma o Camboriú na terceira colocação. No pior dos cenários, com uma derrota para o Juventus, o Cambura só poderá ser ultrapassado se o Concórdia vencer a sua partida. Se isso acontecer, os times ficarão empatados com 20 pontos e o saldo de gols definirá o terceiro colocado. Atualmente, o Tricolor Camboriuense possui cinco gols de saldo contra três do Galo do Oeste.
Concórdia
Já classificado para a próxima fase, o Concórdia agora briga para conseguir ficar entre os quatro primeiros e decidir em casa as quartas de final. Atualmente, na quarta colocação, com 17 pontos, o Galo do Oeste enfrenta o Próspera, no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú. Em caso de vitória, o time só pode encerrar a primeira fase na terceira posição.
Continua depois da publicidade
Se perder o jogo e a quinta colocada Chapecoense empatar a sua partida, ambos os times ficam empatados com 17 pontos, mas o Galo do Oeste ficará na frente pelo saldo de gols (três positivo contra dois negativo do Verdão).
No pior dos cenários, o Concórdia pode perder até duas posições após a última rodada. Se for derrotado contra o Próspera e em caso de vitórias da Chapecoense e do Figueirense, o Galo do Oeste pode terminar a primeira fase na sexta colocação.
Chapecoense
Atualmente na quinta colocação, com 16 pontos, a Chapecoense briga com o seu rival do Oeste de Santa Catarina, Concórdia, pela quarta colocação e a chance de decidir em casa o confronto das quartas de final. Para isso, o Verdão precisa de uma combinação simples: vitória no jogo contra o Marcílio Dias, na Arena Condá, em Chapecó, e derrota do Galo do Oeste.
Em caso de derrota ou empate no jogo contra o Marinheiro, o Verdão pode perder a quinta colocação para o Figueirense.
Continua depois da publicidade

Figueirense
Em sexto lugar, com 14 pontos, o Figueirense também já está classificado para as quartas de final do Estadual. Para chegar ao quinto lugar, o clube da Capital precisa vencer o jogo contra o Brusque, fora de casa, e torcer para a Chapecoense perder ou empatar a sua partida.
O Figueirense só pode ser ultrapassado pelo Marcílio Dias e terminar a primeira fase na sétima colocação. Para isso acontecer, basta o Marinheiro ganhar o seu jogo e o Figueira empatar ou perder na última rodada.
Marcílio Dias
Com a vitória na 10ª rodada, o Marcílio Dias se livrou do perigo do rebaixamento. Agora, no último jogo da primeira fase, o Marinheiro vai até Chapecó, para garantir a classificação às quartas de final. Para isso, o time só precisa de uma vitória simples. Em caso de empate, o time de Itajaí pode ter a pontuação igualada com o Próspera e o Barra, se ambos vencerem seus respectivos jogos. Nesse cenário, o número de vitórias (primeiro critério de desempate) definirá o sétimo e oitavo lugar. Atualmente, o Marcílio Dias possui três vitórias e perderia as posições, porque Próspera e Barra iriam para o seu quarto triunfo.
Na pior das hipóteses, o Marcílio Dias poderá terminar a competição no décimo lugar. Em caso de derrota no jogo contra a Chapecoense e vitórias do Barra, Próspera e Avaí, mais combinação no saldo de gols, o Marinheiro terminará a primeira fase, apenas uma posição acima da zona de rebaixamento.
Continua depois da publicidade
Barra FC
Atualmente o Barra é o último time classificado na tabela da competição. O time ocupa a oitava colocação com 10 pontos, mesma pontuação que o Próspera, porém o time de Balneário Camboriú possui um melhor saldo de gols. A equipe azul e branca entra na última rodada contra o Joinville, no Gigantão das Avenidas, em Itajaí. Em caso de vitória contra o JEC e derrota do Marcílio Dias para a Chape, o clube pode até ultrapassar o Marinheiro e assumir a sétima colocação.
> Raio X do Catarinense: jogos do final de semana movimentam a tabela do estadual
Para se classificar com um empate, o time precisará torcer contra o Próspera e o Avaí. A pior situação para o Barra é o rebaixamento. Em caso de derrota para o Joinville, o time de Balneário Camboriú já será ultrapassado pelo rival. Se o Próspera vencer ou empatar o jogo contra o Concórdia e o Avaí vencer o Hercílio Luz, o Barra ficará na 11º posição e será rebaixado para a segunda divisão do Catarinense.
Próspera
A situação do Próspera é bem semelhante à do Barra. Com 10 pontos, o time de Criciúma ocupa a nona posição, uma atrás da zona de classificação para as quartas de final. Para passar à próxima fase, o Time da Raça precisa vencer o seu jogo contra o Concórdia, no Estádio das Nações, e torcer por derrota de Marcílio Dias ou do Barra. Em caso de empate, o Próspera ainda precisará de uma combinação de resultados para se classificar (derrotas do Barra e Avaí).
Mesmo com chance de se classificar, o Próspera ainda olha para o outro lado da tabela. No pior dos cenários, o clube ainda pode ser rebaixado para a Série B do Estadual. Para isso acontecer, além de perder o jogo para o Concórdia, o Avaí e o JEC precisam vencer as suas partidas. Com essa combinação, a equipe de Criciúma cairia para o 11º lugar e seria rebaixada.
Continua depois da publicidade
Avaí
Com a derrota no último jogo para o rival Figueirense, as chances de classificação do Leão da Ilha diminuíram bastante, mas ainda existem. Atualmente, o clube ocupa a 10ª posição, com nove pontos. Para ir às quartas de final, o time da Capital precisa vencer o jogo contra o Hercílio Luz, fora de casa, no Aníbal Costa e torcer contra Próspera e Barra.
Ainda existe uma possibilidade para o Avaí se classificar, mesmo se Próspera e Barra vencerem os seus jogos. Neste cenário, o time terá que torcer contra o Marcílio Dias, que tem 12 pontos. A vitória contra o Hercílio Luz também colocaria o Leão da Ilha com 12 pontos, mas o time da Capital precisaria tirar uma diferença no saldo de gols. Hoje, o Marinheiro possui um saldo de três gols positivos e o Avaí tem saldo de quatro negativos.
O Avaí também está atento para a zona de rebaixamento. O Leão da Ilha ainda possui risco de ser rebaixado. Neste cenário, o clube da Capital precisaria perder o jogo para o Hercílio Luz e o Joinville vencer o Barra.
Joinville
Primeiro time na zona de rebaixamento, na décima primeira colocação, com oito pontos, o Joinville ainda tem chances de se classificar. A única chance para isso acontecer, o JEC precisa vencer o seu jogo contra o Barra, o que já faria ultrapassar o rival na tabela e torcer contra Avaí e Próspera.
Continua depois da publicidade
Para se livrar do rebaixamento, o JEC precisa de uma vitória simples contra o Barra. Com esse resultado, o Joinville iria aos 11 pontos, passando o time de Balneário Camboriú, que ficaria com 10 pontos.
Devido o primeiro critério de desempate ser o número de vitórias, um empate já rebaixa o clube para a Série B. Com o resultado igual em seu jogo e a derrota do Avaí, o JEC empataria em nove pontos, porém o Leão da Ilha possui duas vitórias, uma a mais que o Joinville.
Além do rebaixamento, o JEC também pode ficar na lanterna da competição. Se perder o jogo para o Barra e o Juventus ganhar do Camboriú, o Joinville irá ficar na última colocação do Campeonato Estadual.
Juventus
A situação mais complicada do campeonato é a do Juventus. Lanterna, com apenas seis pontos, o Moleque Travesso não tem mais chances para se classificar às quartas de final. Por outro lado, apenas uma combinação de resultados salva a vítima do descenso. Neste cenário, o time de Jaraguá do Sul precisa vencer o Camboriú e torcer por derrotas do Avaí e Joinville.
Continua depois da publicidade
Com esses resultados, Juventus e Avaí ficariam com nove pontos e duas vitórias cada. A luta contra o rebaixamento então seria definida no saldo de gols. Atualmente, o Moleque Travesso possui um saldo de menos 11, contra menos quatro do Leão da Ilha, ou seja, o Juventus precisa tirar uma diferença de sete gols para se manter na Série A.

Saiba como assistir aos jogos
A grande novidade do Campeonato Catarinense Fort 2022 é que é possível assistir a todos os jogos, incluindo as partidas decisivas, como quartas de final, semifinais e final, pelo streaming, através do site catarinensefort.tv.
O pacote para transmissão de todos os jogos do campeonato podem ser parcelados em até 4x sem juros no cartão de crédito.
Sócios do Clube NSC têm 30% de desconto na assinatura do streaming
Além de ter todo o conteúdo da NSC, com as principais notícias de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo e benefícios especiais com 500 parceiros em todo o Estado, o Sócio do Clube NSC têm mais uma grande notícia: um desconto de 30% na assinatura do streaming do Campeonato Catarinense Fort 2022.
Continua depois da publicidade
Para se tornar sócio do Clube NSC, basta acessar esse link e se preparar para os descontos, benefícios e todas as emoções do Campeonato Catarinense.
Saiba como assistir a todos os jogos do Campeonato Catarinense Fort 2022 clicando aqui.
Leia também
Paixão sem fronteiras: conheça Robert, o inglês apaixonado pelo Figueirense
Sócios do Clube NSC têm desconto de 30% no catarinensefort.tv