Estrelas de nível mundial, líderes dos finalistas da NBA e com prêmios de jogador mais valioso da liga em algum momento da carreira. As ligações entre LeBron James e Stephen Curry se estendem pelas carreiras profissionais, mas começaram em suas raízes. Craques de Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors na decisão da liga profissional de basquete dos Estados Unidos, eles nasceram no mesmo hospital na pequena cidade de Akron, em Ohio – o Akron General Medical Center.
Continua depois da publicidade
Leia tudo sobre as finais da NBA no blog Prime Time
O mais experiente da dupla é LeBron. Aos 30 anos, o ala chega a sua sexta final de NBA na carreira – a quinta consecutiva e a segunda com o Cavaliers. Depois de quatro anos no Miami Heat, com dois títulos e dois vice-campeonatos, o jogador decidiu voltar ao time do estado natal para buscar o que não conseguiu na primeira passagem, entre 2003 e 2010: um título – ele foi vice-campeão em 2007.
Curry, de 27 anos, vive o auge da carreira. Na NBA desde 2009, e sempre pelo Warriors, disputa a decisão pela primeira vez – de cara, com a responsabilidade de ter sido eleito o MVP (jogador mais valioso) da temporada regular.
Continua depois da publicidade
Curiosidades da decisão
– O Warriors teve 67 vitórias na temporada regular. Na história da NBA, 16 times tiveram pelo menos 65 vitórias. Deles, 13 foram às finais e todos estes foram campeões.
– O Warriors tem três títulos da NBA, mas apenas um deles foi conquistado na cidade de Oakland, a sede atual. Nos dois primeiros, a equipe mandava seus jogos na Philadelphia.
– O Cavaliers joga a decisão da NBA pela segunda vez, mas ainda busca a sua primeira vitória. Em 2007, foi varrido em quatro jogos pelo San Antonio Spurs.
Continua depois da publicidade
– Fator Shaquille O’Neal: desde 1984, todos os times campeões têm no elenco pelo menos um jogador que foi colega de Shaq em algum momento da carreira. Este ano, o feito se repete: LeBron James, Anderson Varejão, Kendrick Perkins (Cavaliers) e Leandrinho (Warriors) já jogaram com o ex-pivô.
– Todos os jogadores do Warriors disputam as finais pela primeira vez na carreira. O Cavaliers, por sua vez, tem vários atletas com experiência em decisões: LeBron James (5), James Jones (5), Mike Miller (3), Kendrick Perkins (3), Shawn Marion (1) e Brendan Haywood (1).
Duelo brasileiro
Pela primeira vez, os dois finalistas da NBA têm brasileiros em seus elencos. No entanto, eles não se enfrentarão: Anderson Varejão está machucado e, apesar de ser considerado campeão em caso de título, não entrará em quadra. Leandrinho é o representante do Warriors. O vencedor será o segundo brasileiro com um anel de campeão da NBA – o primeiro foi Tiago Splitter, vencedor com o Spurs em 2014.
Continua depois da publicidade
*ZHESPORTES