Um homem, de 43 anos, que se apresentava como “pai de santo” foi preso nesta segunda-feira (29), em Criciúma, no Sul do Estado. O líder religioso é suspeito de cometer crimes como violação sexual mediante fraude, estupro, perseguição e ameaça.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito se apresentou voluntariamente às autoridades, na presença do advogado. Ele permanecerá preso preventivamente no Presídio Santa Augusta.

Homem que matou adolescente após confundi-lo com traficante é condenado a 38 anos de prisão

Pelo menos nove mulheres o denunciaram na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI). Após as investigações, uma denúncia criminal deve ser formalizada pelo Ministério Público de Santa Catarina, por meio da Comarca de Criciúma.

Continua depois da publicidade

— Na hipótese da existência de novas vítimas, estas poderão comparecer na DPCAMI da cidade para colheita das declarações em sigilo, visando a juntada no procedimento criminal para responsabilização criminal do autor de novos atos delitivos — afirma o delegado Fernando Possamai.

O Juízo da 1ª Vara Criminal de Criciúma também determinou a suspensão das atividades do estabelecimento religioso. O local fica instalado na residência do investigado, no bairro Vila São João.

Os crimes

Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início após as vítimas procurarem a DPCAMI de Criciúma para denunciá-lo. As nove mulheres já prestaram depoimento e deram detalhes de como os crimes eram praticados.

Conforme as autoridades, atos libidinosos e de conjunção carnal eram realizados mediante fraude, o que dificultava a livre manifestação e a vontade das vítimas.

Continua depois da publicidade

— Utilizava-se como “conselheiro espiritual do terreiro – pai de santo” para realizar a prática dos atos delitivos nos últimos anos, inclusive intimidando as vítimas, em eventuais “trabalhos espirituais” que poderiam prejudicar a saúde delas, caso houvesse a divulgação da prática de tais atos libidinosos — explica o delegado.

Além disso, alguns desses atos, de acordo com a Polícia Civil, eram realizados durante “banhos” feitos pelo suspeito em suas vítimas. Outras práticas sexuais supostamente eram praticadas durante orientações espirituais em uma sala fechada na residência do investigado.

Leia mais

Gravação de vídeo de humor causa confusão entre ciclistas e moradores de Joinville

Adolescente de 17 anos é suspeito de matar padrasto para se defender de violência em SC

Disparos de alarme revelam tentativa de furto em creche no Oeste de SC