Depois de dois dias de muita chuva, as disputas do Onbongo Pro Surfing 2003 – 36ª etapa do World Qualifying Series (WQS) – começaram ensolaradas e diante de um grande público neste sábado, dia 8, na Praia Mole, em Florianópolis (SC).

Continua depois da publicidade

O dia foi marcado pela presença na água dos cabeça-de-chave na disputa do campeonato de acesso ao World Championschip Tour (WCT) 2004.

Os líderes Neco Padaratz (SC) e Trent Munro (AUS), número um e dois no ranking, respectivamente, avançaram às oitavas-de-final nas ótimas ondas de 1,5 metro a dois metros de altura e vão continuar disputando o título mundial do WQS no domingo decisivo da última parada antes das etapas finais no Havaí.

Uma vitória em Florianópolis vale 2.500 pontos e US$ 15 mil da premiação total de US$ 125 mil oferecida no penúltimo evento de nível máximo seis estrelas da temporada.

A competição reinicia às 9h30min com as baterias restantes das oitavas-de-final. A grande final está prevista para começar às 14h na Praia Mole.

Continua depois da publicidade

O Onbongo Pro Surfing fecha a “perna brasileira” do Circuito Mundial que neste ano foi toda realizada em Santa Catarina.

Os dois principais candidatos ao título mundial do WQS tiveram bastante trabalho para se classificar com a segunda colocação em suas baterias. O australiano Trent Munro passou atrás do também australiano Shaun Gossmann e o catarinense Neco Padaratz avançou na bateria vencida pelo gaúcho radicado em Florianópolis, Ricardo Azevedo.

– Está bom para pegar onda, porém bem complicado para competir, porque tem muito volume de água e tira bastante o gás da gente. Graças a Deus, no final eu consegui uma boa onda para garantir a classificação – falou Neco Padaratz, que não se importa pelo fato de ter que disputar três baterias para chegar na grande final do Onbongo Pro Surfing 2003 neste domingo.

– Vai ser cansativo, mas estou preparado para isso e que Deus me ajude para que o meu pé (direito) melhore, porque dei uma topada ali que está doendo. Hoje tivemos um dia maravilhoso, com a Praia Mole lotada, tem altas ondas e só espero que neste domingo tudo isso se repita e que eu possa continuar avançando até a final – disse Neco Padaratz, principal atleta da equipe Onbongo.

Continua depois da publicidade

Dos 206 surfistas de 16 países inscritos no Onbongo Pro Surfing 2003, apenas 24 competirão no último dia de disputas na Ilha de Santa Catarina.

Mas, apesar da muito festejada classificação do número um do ranking Neco Padaratz, o Brasil sofreu algumas baixas inesperadas na sexta fase.

O paulista Renan Rocha e os potiguares Marcelo Nunes e Danilo Costa, que estavam na briga direta pelas últimas vagas na lista dos 15 surfistas que o WQS indica para completar a elite mundial do WCT, acabaram sendo eliminados logo em suas estréias na competição.

Já o tricampeão brasileiro, o paranaense Peterson Rosa, estreou com uma bela vitória na Praia Mole.

– Comecei bem e espero que continue dando ondas. Neste sábado, o dia está lindo com altas ondas aqui na Praia Mole e eu preciso de um bom resultado, já que estou numa zona perigosa no WCT, em 26º lugar no ranking, e também estou fora dos 15 do WQS. Meu objetivo é sair daqui já classificado para não depender de resultado no Havaí, onde eu nunca sou bem recebido e sempre enfrento problemas com os locais lá. Em dez anos de WCT, esta é a primeira vez que me encontro nesta situação delicada, mas vou para lá encarar tudo de novo e com certeza vou ter energia e força para dar a volta por cima – prometeu Peterson.

Continua depois da publicidade