Líder no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial, com 55% de market share no Brasil, a Totvs está construindo um laboratório de inovação em manufatura e cadeia de suprimentos nas suas instalações em Joinville. A inauguração está prevista para o segundo semestre deste ano, informa o diretor do segmento de manufatura, Vladimir Michels.

Continua depois da publicidade

Além de funcionar como showroom para seus clientes, o espaço vai servir de ambiente para estimular o debate sobre processos e tendências da manufatura junto às indústrias.

– A tendência do setor é a conectividade e integração de toda a sua cadeia – afirma Michels.

O movimento faz parte da estratégia da companhia de aprofundar o conhecimento sobre cada segmento em que atua. A Totvs também oferece soluções para outros setores, como o educacional, de construção, saúde, varejo e agronegócios.

Ao discutir conceitos e analisar tendências, descobrirá oportunidades para oferecer produtos bem específicos. Foi o que aconteceu com o Projeto Kanban eletrônico, um controle de fluxo de produção que apresenta, entre suas características, o uso de representações visuais.

Continua depois da publicidade

Foi a partir de desafios narrados por um cliente de Joinville que a Totvs desenvolveu um processo informatizado para definição das prioridades de produção e o uso de monitor touch screen para suporte ao operador da máquina – sentenciando a aposentadoria das fichas coloridas.

A principal razão para não desenvolver o projeto do Kanban em Joinville, agora, é a dificuldade de encontrar profissionais qualificados. Por isso, a empresa aposta na fórmula que une a contratação de jovens ainda no ensino médio e a oferta gratuita de curso técnico em parceria com o Senai, contemplando conhecimentos de sua área. Atualmente, cerca de 50 jovens participam do Programa Talentos do Futuro.

Para dar sustentação à expansão dos negócios, a empresa também vai ampliar de 7 mil para 9,4 mil m² a área física da unidade de Joinville. Assim como o prédio atual, o novo também será locado e funcionará em área anexa.

O laboratório de inovação será inaugurado antes, no prédio atual, mas até o final de 2015 tudo estará integrado. O centro de desenvolvimento de Joinville tem 1,2 mil funcionários, 130 deles envolvidos apenas com o processo de inovação de softwares.

Continua depois da publicidade

Vladimir Michels conversou com Negócios & Cia. durante o principal evento da companhia, no último dia 15, em São Paulo. Cerca de 3 mil clientes e parceiros do Brasil e do exterior acompanharam o anúncio de novas soluções, o caminho definido pela organização para continuar crescendo e as tendências do setor de TI.

*A repórter viajou a convite da Totvs.