A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) esteve em Florianópolis e Brusque nesta segunda-feira (29) para divulgar a pauta liberal defendida pelo Movimento Brasil 200. O grupo reúne empresários de vários setores e tem o dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, como um dos fundadores. No encontro, a líder do governo Jair Bolsonaro (PSL) na Câmara dos Deputados falou sobre o andamento da reforma da Previdência.
Continua depois da publicidade
Joice acredita que é necessário trabalhar muito para convencer a população sobre a necessidade das mudanças. Na passagem por Santa Catarina, a deputada também se encontrou com líderes partidários. A ideia, segundo ela, é mostrar aos políticos, de todas as esferas, a importância de alterar as regras atuais da Previdência Social.
— O que a nova Previdência faz é combater os "marajás". Aquela molecada que se aposenta aos 48, embolsa R$ 40 mil, R$ 50 mil todo mês e quem paga a conta é o mais pobre. É essa turma que está tentando combater a nova Previdência. É essa turma que nós temos que expor para a população — disse a deputada na Capital catarinense.
Nos encontros que tem promovido pelo país, Joice tem convidado diversas pessoas para falar sobre a importância da reforma. Para ela, é importante apontar os fatores positivos que as mudanças podem trazer, caso o texto seja aprovado.
— Até os líderes comunitários, as pessoas que estão com os pés nas favelas, nós estamos trazendo, para que possamos fazer deles divulgadores das verdades da Previdência, para que essas pessoas não sejam enganadas — pontuou.
Continua depois da publicidade
A deputada afirma que teve conversas também com governadores de partidos de oposição, que defendem as mudanças, apesar das diferenças partidárias. Joice ressalta que os ajustes propostos pelo governo são suprapartidários e dependem do esforço de todos.
— É por isso que eu tenho pedido o apoio da população, para esse deputado que ainda diz que está indeciso ou que não vai votar. Se ele for pressionado pelo eleitor dele, não tem para onde correr. Porque, no final das contas, quem manda é o eleitor.
Frente parlamentar mista
A reforma da Previdência é uma das pautas econômicas defendidas pelo Movimento Brasil 200. O nome faz referência à proximidade com as comemorações dos dois séculos da Independência. No Congresso, há uma frente parlamentar mista que reúne 209 deputados e senadores que defendem o interesse do grupo. Desses, 10 são catarinenses. Joice é a coordenadora do grupo.
— A frente parlamentar defende a geração de empregos, a simplificação tributária e até a redução de impostos. Porque se o imposto for muito bem aplicado e a gente combater a sonegação, não precisa cobrar tanto. O problema é que há uma sonegação desgraçada. O dinheiro sai pelo ladrão e a gente acaba tendo que viver nesse ciclo que não acaba nunca — afirmou.
Continua depois da publicidade
A deputada diz que o Brasil 200 no Congresso não apoia, necessariamente, os interesses do empresariado, mas a defesa da independência econômica do país.