Carro da Chevrolet mais vendido no Brasil no mês de agosto, com 10.327 unidades, o Onix ganhou mais um atrativo para se consolidar no mercado nacional. Agora, o sucessor do Corsa – que deixou de ser fabricado em julho do ano passado – conta com câmbio automático de seis velocidades, recurso antes limitado a modelos de categorias superiores.

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Na versão top de linha da marca, a LTZ, o veículo custa R$ 47.690 nas concessionárias da marca.

Sobre Rodas testou a nova versão do Onix e aprovou o desempenho. A transmissão automática, principal novidade em relação aos outros modelos da linha, correspondeu às expectativas. As trocas de marchas ocorrem no tempo certo e de maneira suave. O motor também não decepciona. Mesmo em um trânsito congestionado, com paradas constantes, o consumo de combustível é relativamente baixo – 10 km por litro (abastecido com gasolina) na cidade e com o ar-condicionado ligado.

O que pode melhorar é a funcionalidade do volante. Para realizar a troca manual de marchas, o condutor precisa pressionar um botão na lateral da alavanca. A inclusão de borboletas na parte de trás da direção resolveria o problema.

O sistema multimídia MyLink é um dos grandes acertos do carro. A integração de plataformas e aparelhos eletrônicos permite, por exemplo, falar ao telefone com um simples toque na tela.

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Imponente por fora, o Onix acomoda confortavelmente até cinco pessoas. Os bancos são aconchegantes e “abraçam” o corpo. Só os puxadores internos para abertura das portas ficaram numa posição incômoda. Talvez um pequeno ajuste no projeto do veículo resolva o problema.

Com um conjunto mecânico e de multimídia de primeira, resta saber se o consumidor estará disposto a pagar quase R$ 50 mil para ter a versão top do modelo. Nos próximos meses teremos a resposta.

FICHA TÉCNICA

Onix 1.4 LTZ Automático

– Motor quatro cilindros em linha, com potência máxima de 106 cv a 6.000 rpm com etanol e 98 cv a 6.000 rpm com gasolina

– Transmissão automática de seis velocidades

– Suspensão dianteira independente McPherson, e traseira semi-independente com eixo de torsão

– 2,52m de distância entre eixos

– 3,93m de comprimento total

– Peso em ordem de marcha de 1.108 kg

Itens de série

– Tela com multifunções de sete polegadas

– Sistema MyLink com conexão externa para entretenimento, Bluetooth e entrada USB

– Abertura do porta-malas de dentro da cabine

– Chave tipo canivete

– Distribuição eletrônica de frenagem EBD

– Rodas dianteiras e traseiras de alumínio em liga leve aro 15

– Vidros elétricos na dianteira com acionamento em um só toque e na traseira

– Retrovisores das portas do motorista e do passageiro com ajuste elétrico

– Ar-condicionado

– Direção hidráulica

– Volante e banco do motorista com ajuste de altura

– Airbag dianteiro para motorista e passageiro

– Alarme

– Travamento central remoto e sensível à velocidade

– Faróis de neblina dianteiros

– Computador de bordo com velocidade média, consumo médio de combustível e consumo instantâneo de combustível

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– Indicador de temperatura externa

– Controlador de velocidade de cruzeiro