Carro da Chevrolet mais vendido no Brasil no mês de agosto, com 10.327 unidades, o Onix ganhou mais um atrativo para se consolidar no mercado nacional. Agora, o sucessor do Corsa – que deixou de ser fabricado em julho do ano passado – conta com câmbio automático de seis velocidades, recurso antes limitado a modelos de categorias superiores.
Continua depois da publicidade
Na versão top de linha da marca, a LTZ, o veículo custa R$ 47.690 nas concessionárias da marca.
Sobre Rodas testou a nova versão do Onix e aprovou o desempenho. A transmissão automática, principal novidade em relação aos outros modelos da linha, correspondeu às expectativas. As trocas de marchas ocorrem no tempo certo e de maneira suave. O motor também não decepciona. Mesmo em um trânsito congestionado, com paradas constantes, o consumo de combustível é relativamente baixo – 10 km por litro (abastecido com gasolina) na cidade e com o ar-condicionado ligado.
O que pode melhorar é a funcionalidade do volante. Para realizar a troca manual de marchas, o condutor precisa pressionar um botão na lateral da alavanca. A inclusão de borboletas na parte de trás da direção resolveria o problema.
O sistema multimídia MyLink é um dos grandes acertos do carro. A integração de plataformas e aparelhos eletrônicos permite, por exemplo, falar ao telefone com um simples toque na tela.
Continua depois da publicidade
Imponente por fora, o Onix acomoda confortavelmente até cinco pessoas. Os bancos são aconchegantes e “abraçam” o corpo. Só os puxadores internos para abertura das portas ficaram numa posição incômoda. Talvez um pequeno ajuste no projeto do veículo resolva o problema.
Com um conjunto mecânico e de multimídia de primeira, resta saber se o consumidor estará disposto a pagar quase R$ 50 mil para ter a versão top do modelo. Nos próximos meses teremos a resposta.
FICHA TÉCNICA
Onix 1.4 LTZ Automático
– Motor quatro cilindros em linha, com potência máxima de 106 cv a 6.000 rpm com etanol e 98 cv a 6.000 rpm com gasolina
– Transmissão automática de seis velocidades
– Suspensão dianteira independente McPherson, e traseira semi-independente com eixo de torsão
– 2,52m de distância entre eixos
– 3,93m de comprimento total
– Peso em ordem de marcha de 1.108 kg
Itens de série
– Tela com multifunções de sete polegadas
– Sistema MyLink com conexão externa para entretenimento, Bluetooth e entrada USB
– Abertura do porta-malas de dentro da cabine
– Chave tipo canivete
– Distribuição eletrônica de frenagem EBD
– Rodas dianteiras e traseiras de alumínio em liga leve aro 15
– Vidros elétricos na dianteira com acionamento em um só toque e na traseira
– Retrovisores das portas do motorista e do passageiro com ajuste elétrico
– Ar-condicionado
– Direção hidráulica
– Volante e banco do motorista com ajuste de altura
– Airbag dianteiro para motorista e passageiro
– Alarme
– Travamento central remoto e sensível à velocidade
– Faróis de neblina dianteiros
– Computador de bordo com velocidade média, consumo médio de combustível e consumo instantâneo de combustível
Continua depois da publicidade
– Indicador de temperatura externa
– Controlador de velocidade de cruzeiro