Um homem suspeito de liderar uma quadrilha especializada em arrombamento de caixa eletrônico foi preso na manhã de segunda-feira, em Joinville, em operação da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Continua depois da publicidade
O líder do grupo atua há cerca de 10 anos neste tipo de crime, e já teria cometido mais de 20 ataques em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Eram 9h30min quando 10 policiais civis cumpriram mandado de prisão preventiva. O criminoso foi preso em casa, em Joinville, e transferido para a carceragem da Deic, onde será apresentado à imprensa nesta terça-feira.
Responsável pela operação e um dos titulares da Divisão de Furtos e Roubos da Deic, delegado Diego Azevedo preferiu não divulgar o nome do preso para não atrapalhar as investigações.
Continua depois da publicidade
A quadrilha é formada por pelo menos cinco homens: o líder, dois comparsas que estão foragidos e com mandados de prisão preventiva em aberto e dois ainda sem identificação.
São especializados em arrombar caixas com uso de furadeira tipo “serra copo”. Os caixeiros usam a furadeira para fazer o corte na parte de trás do terminal e ter acesso fácil às gavetas com o dinheiro. Há alguns anos, a ferramenta era usada em ataques a banco em Joinville e em cidades do PR, RS, GO e MS.
Em Florianópolis, a quadrilha teria atacado, em 23 de junho, o banco Santander da Rua Jerônimo Coelho, no Centro, e o Banco do Brasil da Trindade. Também é suspeita de atacar o banco Santander da Rua Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, a cerca de 100 metros da Delegacia Geral de Polícia Civil, no dia 13 de agosto.
Continua depois da publicidade
Os integrantes do grupo têm condenações por furto a caixa eletrônico, tráfico de drogas e roubo. Atuam em SC, PR e MS. O líder detido pela Deic foi preso pela Polícia Federal em 2007 por arrombamento a caixa em Florianópolis.
Policiais da Deic continuavam em diligência, na tarde de segunda, em busca dos dois integrantes com mandado de prisão em aberto.
A operação da Deic no Norte do Estado contou com 10 policiais e apoio da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Joinville e do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil da cidade.
Continua depois da publicidade
Um veículo Fusion cor branca foi apreendido com o líder da quadrilha e será periciado. A polícia suspeita que tenha sido comprado com dinheiro furtado.