Resolver problemas de matem¨¢tica em um instante. Tocar m¨²sica de ouvido. Que pai nunca fantasiou ver o filho desenvolver uma superhabilidade, que facilitasse seus caminhos pela vida? Pois, de vez em quando, isso acontece! E nas mais variadas classes sociais. Não h¨¢ n¨²meros precisos, mas, estima-se que cerca de 3% das crianças apresentam o que ¨¦ chamado de “altas habilidades”.
Continua depois da publicidade
Entretanto, nem tudo ¨¦ alegria na vida de um superdotado e de sua fam¨ªlia. Pais de superdotados relatam que o conv¨ªvio na escola ¨¤s vezes provoca irritação e inveja nos colegas. Por outro lado, a criança com altas habilidades pode se entediar facilmente com as rotinas escolares, apresentando, então, comportamento inadequado em sala. Tamb¨¦m h¨¢ a possibilidade de que ela venha a usar sua alta habilidade para atacar e humilhar os colegas. Por tudo isso, a escola precisa ter um cuidado especial com os estudantes que apresentam superdotação.
A primeira tarefa ¨¦ observar continuamente o desenvolvimento das crianças. Não ¨¦ incomum que algumas apresentem interesse mais focado em uma ou outra ¨¢rea da vida. Dado seu empenho e motivação, elas irão, consequentemente, apresentar maior desempenho nestas ¨¢reas.
Mas como diferenciar a criança que tem altas habilidades da que tem grande interesse por um tema? O uso de testes pode indicar certas compet¨ºncias, mas eles não devem ser vistos como o principal m¨¦todo de avaliação; tampouco, como diagn¨®stico taxativo.
A principal avaliação se baseia em registros comparativos de desempenho da criança em relação ¨¤s outras de sua idade. Quase sempre aquela com altas habilidades tem um desenvolvimento geral relativamente pr¨®ximo das demais crianças, destoando fortemente em uma ¨¢rea espec¨ªfica. Por ser diferente, a criança com alta habilidade pode vir a sofrer.
Continua depois da publicidade
Mais do que ter um diagn¨®stico conclusivo, o importante ¨¦ que os que estão ao seu redor cuidem do bem-estar desta criança. Isso implica frequentar a escola regular, a fim de desenvolver as habilidades na qual sua compet¨ºncia ¨¦ apenas regular. E realizar atividades complementares em sua ¨¢rea de alta compet¨ºncia: curso de l¨ªnguas, artes pl¨¢sticas ou treinamento esportivo. O importante ¨¦ que as atividades complementares sejam instigantes e desafiadoras!