Comprovar que a técnica, e não a força física, é a melhor forma de se defender de uma agressão. Essa é a missão de Royce Gracie, primeiro campeão e uma das lendas do Ultimate Fighting Championship (UFC), em mais uma de suas vindas a Santa Catarina. Ele garante que mulheres, idosos, pessoas de qualquer idade ou gênero, podem aprender alguns conceitos básicos para se proteger.
Continua depois da publicidade
– Dois comentários errados que sempre faziam sobre meu pai. “Esse velho com 80 anos é rápido e muito forte.” Como seria possível para uma pessoa nessa idade? Ele não era rápido. Ele tinha o tempo certo, parecia que estava lendo sua mente. Ele se defendia antes de você agir. E ele não era forte, usava a força de alavanca. Ele não conseguia fazer uma flexão (nessa idade) – disse Gracie.
O que ele chama de força de alavanca parece até ser simples: é usar movimentos que vão contra partes mais frágeis de uma mão que esteja te agarrando pelo braço, por exemplo (veja na sequência de fotos). Essa é uma das técnicas do jiu-jítsu brasileiro, arte marcial desenvolvida pela família de Royce, seu tio Carlos e seu pai, Hélio Gracie.
– Foi feito para o pequeno, o mais fraco, poder se defender do mais forte. Não para ganhar, para nocautear, para bater. É uma técnica de defesa pessoal.
Continua depois da publicidade
A equipe do DC conversou com Royce nesta terça-feira e documentou algumas técnicas que mostra aqui. Quem se interessar em aprender com o professor de artes marciais, que já treinou profissionais do FBI, da CIA e do exército americano, pode procurar o CLUBE .38, pelo telefone (48) 3241-3820,para se inscrever. O curso é pago e ocorre nesta quarta-feira, 8 de abril.
Contra agarrões no braço
Continua depois da publicidade