A Superintendência Regional Sul da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou o adiamento do lançamento da concorrência que contrataria uma empresa para fazer os projetos de ampliação do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville.
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Sem data para ser lançada novamente, a proposta previa que uma empresa elaborasse os estudos necessários para a ampliação da pista de pouso e decolagem, do pátio de aeronaves e da pista de taxiamento do local.
Segundo o superintendente do terminal, Ronnes Heidemann, técnicos da Infraero encontraram erros na elaboração do edital.
– Fomos pegos de surpresa, mas pelo que a empresa nos informou, há a necessidade de fazer pequenas adequações na parte de legislação-, afirma.
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Ele acredita que o problema será resolvido logo e “nos próximos dias” o processo poderá ser retomado.
O edital para a licitação dos projetos básico e executivo da ampliação do aeroporto foi lançado no dia 6, com abertura do processo previsto para ocorrer no dia 8. Com o adiamento, a superintendência acredita que haverá um novo cronograma para a escolha da empresa que fará os levantamentos. A Infraero estima que sejam investidos R$ 2,1 milhões somente nesta fase.
Paralelamente aos trabalhos do órgão federal, a Prefeitura de Joinville tenta recuperar o atraso no início do processo de desapropriações de terrenos no entorno do aeroporto, necessários para a ampliação. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Integração, Rodrigo Thomazi, uma das pendências está resolvida.
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Nesta semana, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) concluiu os estudos de demarcação do que é área de Marinha na região.
– A SPU passou um bom tempo estudando essa questão, eles tiveram que definir qual era o leito mais antigo do rio Cubatão-, explica. Agora, o secretário diz que aguarda o envio dos relatórios da Marinha para dar a entrada dos processos na Justiça.
Reunião com donos de terras
Vai ser preciso mais uma reunião, provavelmente na quinta-feira, entre a Prefeitura de Joinville e os donos de terrenos nas proximidades do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, para garantir o corte de árvores nas laterais da pista.
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Esta é uma das exigências da Infraero e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo para a instalação do ILS, o sistema de pouso por instrumentos que deve reduzir em até 48% o fechamento do terminal por problemas de mau tempo.
– Foi uma boa reunião. Estamos bem encaminhados neste assunto-, diz o secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Thomazi.
A expectativa é de conseguir a autorização ainda nesta semana. Um advogado dos donos dos 13 terrenos deverá participar do próximo encontro, que também deverá discutir o processo de desapropriação das áreas que serão usadas para a ampliação do terminal.
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