A licitação dos móveis para o novo prédio do Hospital Regional de Chapecó, no valor de R$ 1,5 milhão, já foi concluída e a instalação vai começar em julho. Já a licitação dos equipamentos, que deve consumir cerca de R$ 10 milhões, ainda não foi lançada.

Continua depois da publicidade

A obra física do prédio, com 12 mil metros quadrados, está 96% concluída. A previsão do secretário–executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Edegar Giordani, é que a nova estrutura será inaugurada no início de 2018. Hoje haverá uma audiência pública às 9h, no Centro de Cultura e Eventos de Chaécó, para debater a situação do HRO e do Hospital da Criança de Chapecó.

Regionalização do Hospital da Criança

O presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, Severino Teixeira da Silva Filho, sugere que o Hospital da Criança seja regionalizado. Ele informou que o hospital, administrado pela organização social, tem custo de um milhão de reais por mês e cerca de 70% é bancado pelo município de Chapecó.

O Governo do Estado paga 20% e, o Governo Federal, menos de 10%. Enquanto isso metade dos atendimentos são da região e até de outros estados.

Continua depois da publicidade

No Hospital Regional o dirigente também aponta a necessidade de uma repactuação de valores entre municípios, estado e União para dar conta da ampliação dos atendimentos.