A Cetenco Engenharia, de São Paulo, apresentou o menor preço na licitação para o segundo lote da duplicação da BR-280. A proposta para as obras do contorno de Jaraguá do Sul e Guaramirim – a construção de 23,84 km de rodovia, 15 viadutos, duas pontes e um túnel duplo de 1.070 metros – foi de R$ 535,7 milhões.
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O trecho é o que mais vai receber investimentos. O novo traçado vai tirar o tráfego pesado das duas cidades e passará por propriedades rurais. Já foram encaminhados 164 processos de despropriação por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O valor apresentado pela Cetenco é 9,7% maior do que o preço mínimo programado para o trecho no primeiro leilão das obras de duplicação da rodovia, previsto para dezembro de 2010, e que não aconteceu porque o edital foi impugnado.
Além da Cetenco, outros dois grupos participaram do leilão do DNIT: a Ivaí e o consórcio Construcap-Toniollo Busnello. A diferença entre os preços apresentados na última rodada de propostas foi de 4,5%.
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O próximo passo da empresa é apresentar os documentos de habilitação ao DNIT para análise pela comissão de licitações. A Cetenco terá dois dias para fazer isto. Não há prazo estimado para esta etapa.
Se a documentação estiver correta, ela será homologada como vencedora. Na primeira licitação, o órgão federal demorou 16 dias para anunciar a Sulcatarinense como a responsável pelas obras do primeiro trecho da duplicação.
A construtora tem o prazo de três anos para execução das obras a partir da ordem de serviço. A meta do DNIT é que os três lotes de duplicação estejam em obras até junho.
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A Cetenco foi a responsável pela construção da hidrelétrica de Itaipu; de parte da Linha Vermelha, no Rio de Janeiro; e da fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo.

