O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), voltou a falar sobre a situação do transporte público, suspenso desde o dia 18 de março por conta do coronavírus. Em entrevista na manhã desta quinta-feira (14) ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, ele disse que ainda não é possível falar em prazos para o retorno dos ônibus na Capital, pois isso dependerá das condições epidemiológicas, que, segundo ele, ainda não são favoráveis.

Continua depois da publicidade

— A prefeitura vem trabalhando num protocolo para poder voltar no momento adequado, com todas as normas sanitárias que diminuam o risco. Mas liberar nesse momento seria arriscar muito, e eu não quero falar em arriscar vidas em Florianópolis — disse o prefeito.

Na Capital, até o momento foram confirmados 407 casos de Covid-19 e seis mortes, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, atualizados na noite de quarta-feira (13).

Ao ser questionado sobre um prazo para o retorno do transporte coletivo, o prefeito Gean disse que prefere não trabalhar com uma data definida.

Ele disse que a liberação do transporte levará em conta dados como número de novos casos suspeitos, novos casos contaminados, novos óbitos, percentual de ocupação de leitos e comportamento da sociedade, e destacou que o cenário pode mudar de uma semana para outra.

Continua depois da publicidade

O prefeito ressaltou ainda que a cidade adotou medidas de isolamento de maneira precoce e que isso vem demonstrando resultados, citando que Capital catarinense é a menor em taxa de letalidade do país. Ainda assim, de acordo com ele, “ainda há muito caminho pela frente”.

— Não podemos trabalhar como se tudo estivesse terminando. É necessário fazer isso de maneira gradativa — ressaltou.

A liberação dos ônibus em Santa Catarina voltou à discussão nesta quarta, depois que o governo estadual sinalizou a possibilidade de retorno. Havia, inclusive, a expectativa de que o transporte fosse autorizado a retornar já na segunda-feira (18).

À noite, na coletiva , o governo estadual anunciou que vai liberar os serviços de transporte coletivo em Santa Catarina, mas ainda não cravou uma data para a retomada. O assunto será discutido em reunião com as empresas do setor nesta quinta.

Continua depois da publicidade