O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, acaba de confirmar à comitiva catarinense que esteve reunida com ele em Brasília que no dia 12 de janeiro será oficializada a autorização do Instituto Chico Mendes para que construção do traçado alternativo do acesso ao aeroporto Hercílio Luz seja iniciada.
Continua depois da publicidade
O compromisso também foi assumido pelo diretor do ICMBio, Marcelino de Oliveira. A convite do senador Dário Berger (PMDB-SC), participaram o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o prefeito Gean Loureiro, o secretário de Estado do Turismo, Leonel Pavan, o também senador Dalírio Beber (PSDB-SC), o deputado federal Mauro Marian (PMDB-SCi, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, além de diretores do Ibama e assessores do presidente da República. O CEO do Floripa Airport, Tobias Markert, também estava na reunião com seus principais assessores e saiu entusiasmado.
“Realmente foi uma reunião extremamente positiva em que ficou clara a compreensão por parte do governo federal sobre a urgência desta obra. Agora vamos torcer para que nada mais atrapalhe o cronograma, disse o executivo suíço à coluna.
Dário Berger assumiu a responsabilidade de explicar a demora ao recordar que a novela sobre a liberação arrasta-se desde os tempos em que era prefeito de Florianópolis.
Com a anuência oficial do ICMBio e a licença ambiental da Fatima, a expectativa é de que a licitação para o trecho e 2,1 quilômetros seja feita ainda no início de 2018. O custo das desapropriações foi calculado em R$ 60 milhões.
Continua depois da publicidade