Uma lancha da Epagri fará nesta terça uma nova vistoria no Litoral Norte para colher análises do mar onde foi avistada uma grande mancha durante o sobrevoo de helicóptero no sábado. Vão confirmar se trata-se das algas que estariam causando a presença da toxina paralisante PSP em mexilhões. Os exames deram positivos na semana passada em quatro pontos, dos 25 analisados regularmente: Porto Belo, Laranjeiras (Balneário Camboriú), Penha e Ganchos de Fora (Governador Celso Ramos). Por precaução, toda o cultivo de moluscos no Estado (ostras, mariscos e vieiras) foi suspenso.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso… Amanhã ocorrerá uma reunião do comitê sanitário da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura para decidir se libera os locais em que as análises deram negativas, como, por exemplo, Florianópolis e Palhoça. O Estado produz 20 mil toneladas por ano (17 mil de mexilhões e 3 mil de ostras). Uma notificação também foi enviada aos Estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro alertando sobre a presença da toxina na costa catarinense. O Estado é o único a manter um monitoramento regular sobre a presença de toxinas.
Dia D
Advogado acostumado a frequentar os corredores do TRF4 em Porto Alegre aposta numa espécie de decisão salomônica no caso do beach clubs desta terça. Por conta dos prejuízos na economia local, principalmente a questão da geração de empregos, deve suspender a determinação para a demolição. Mas não descarta a aplicação de novas multas aos empreendedores.
Aliás
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que, independentemente da decisão, o processo não se encerrará nesta terça-feira. Caso não prevaleça a tese de crime ambiental defendida pelo Ministério Público Federal, ele deverá, obrigatoriamente, recorrer a Brasília. O mesmo ocorrerá caso venha a ordem para derrubar.
Reforço na Polícia Civil
Secretário de Estado da Segurança Pública em exercício, delegado Aldo Pinheiro D’Ávila assina nesta terça o edital de abertura do concurso público de escrivão e agente de polícia. Serão disponibilizadas 394 vagas – 194 de escrivão e 200 de agente. Só este ano foram abertas 622 vagas em concursos autorizados pelo governo para Polícia Civil e IGP.