A partir desta quarta-feira (20), cerca de 40 milhões de trabalhadores poderão sacar até R$ 1 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com o dinheiro extra na conta, uma boa opção é aplicar e fazer a quantia render. Analistas ouvidos pelo Diário Catarinense recomendaram os melhores investimentos para o momento atual.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Para Rodrigo Macarenco, analista da Manchester Investimentos, com sede em Joinville,e outras 19 filiais, os investimentos de renda fixa, em especial os títulos públicos federais são os investimentos mais atrativos atualmente. Ele indica o Tesouro Selic, já que a rentabilidade é atrelada à Selic, taxa básica de juros do Brasil, que atualmente está em 11,75% ao ano.
— A remuneração desta aplicação melhorou e deve permanecer alta por mais um tempo. É uma aplicação acessível, segura e com liquidez imediata — destaca o analista.
Para investir em qualquer uma das opções do tesouro direto, basta o investidor fazer um cadastro em uma corretora ou banco habilitados. A lista está disponível no site do Tesouro Direto.
Continua depois da publicidade
Ettore Marchetti, o CEO da EQI Asset (empresa que faz a administração e gestão dos ativos dos seus clientes), também destaca os investimentos de renda fixa como os mais atrativos para o pequeno investidor. Ele cita os títulos públicos, com destaque para o Tesouro prefixado, com vencimento entre dois a três anos, e o Tesouro IPCA (com rendimento atrelado à inflação) de longo prazo — vencimento entre 2030 e 2050.
Vale a pena investir em ações?
Rodrigo Macarenco, da Manchester Investimentos, não indica a entrada na Bolsa de Valores para investidores iniciantes neste momento Segundo ele, a bolsa deve ter muita volatilidade nos próximos meses por conta das eleições no Brasil, além da guerra na Ucrânia. Com a taxa de juros alta, a renda fixa segue mais atrativa.
Ettore Marchetti, da EQI, também destaca que para o pequeno investidor o mais indicado no momento é a renda fixa, já que a previsão é de que a taxa básica de juros continue subindo.
— Nas próximas reuniões do Copom em maio, é quase certo que o Banco Central vai subir mais 1%, e, em junho, deve ter mais uma subida, levando a Selic para próximo de 13%. Então faz com os investimentos em renda fixa continuem bem atrativos — analisa.
Continua depois da publicidade
No entanto, para quem deseja diversificar a carteira e incluir investimentos de renda variável, as ações de alguns setores estão tendo destaque, segundo Marchetti:
— Estamos vendo muito valor em alguns setores relacionados ao mercado local: energia elétrica, construção civil, consumo [ligado ao varejo] e algumas ações do setor de tecnologia.
> Como a queda do dólar afeta a economia de Santa Catarina
Veja como pedir o saque do FGTS
- Acesse ou baixe o aplicativo FGTS (caso já tenha o aplicativo e seja necessário, faça a atualização)
- Depois de baixar ou atualizar, clique em “Entrar no aplicativo” e, depois, em “Continuar”
- Informe o CPF, vá em “Não sou um robô” e clique em “Próximo”
- Digite sua senha e vá em “Entrar”
- Na página inicial, clique em “Saque Extraordinário”
- Na próxima tela, aparecerá a informação de quanto você poderá sacar
- Para saber de quais contas o dinheiro será retirado, clique em “Ver contas FGTS liberadas”
- Para solicitar o pagamento do dinheiro, acesse “Solicitar saque”, abaixo, em laranja
- A única opção é depositar o valor em uma conta-poupança social da Caixa, movimentada pelo Caixa Tem
- Se quiser os valores, vá em “Confirmar”
- Aparecerá a seguinte mensagem: “A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”
Leia também
SC é o Estado com maior valor médio de dívidas por inadimplente
Com redução de motoristas de app em SC, táxis registram 10% de aumento nas corridas
Novo marco cambial vai facilitar viagens e negócios com o exterior