A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa (Alesc) aprovou nesta terça-feira (7) a regulamentação da venda de cerveja nos estádios e arenas esportivas de Santa Catarina. O Projeto de Lei 0476.0/2015, que já havia sido aprovado também pela Comissão de Constituição e Justiça, segue agora para a última comissão – a de Direitos Humanos – antes de ser colocado no plenário. Uma emenda foi incluída no projeto original do deputado Rodrigo Minotto, prevendo a reserva de 20% para a venda de cervejas artesanais produzidas no Estado.

Continua depois da publicidade

A vebnda de bebidas alcoólicas está proibida desde 2008 em Santa Catarina. A Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) pressiona pela liberação. “A aprovação de hoje é mais uma etapa nesta luta. Já estamos trabalhando para agilizar a votação na próxima comissão, para que, até o final do ano, o projeto seja aprovado na casa e possamos começar o Estadual de 2018 com a cerveja dentro dos estádios”, afirma o presidente Luiz Henrique Martins Ribeiro.

Em nove anos sem poder vender bebidas alcoólicas durante os jogos, os clubes catarinenses estimam que de 30% a 35% de público deixou de ir ao estádio motivado pela proibição. A Chapecoense calcula que o lucro dos bares do clube seria 10 vezes superior com o retorno da cerveja. O Figueirense fala em perda de R$ 500 mil a R$ 600 mil de arrecadação anual em relação à época em que era permitido vender cerveja.