Quando se fala em novidades tecnológicas, é comum pensarmos em empresas cheias de jovens de 20 de poucos anos, vestindo bermuda e chinelos, com horário flexível. É a típica imagem do Vale do Silício, de onde saíram nomes como Mark Zuckerberg. Mas há empresas que, para inovar, apostam em um estilo praticamente oposto ao espírito californiano. São as empresas coreanas, que investem em disciplina, estudo e esforço. Até agora, a estratégia parece estar dando certo.
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Em 2012, a Samsung se tornou a empresa de tecnologia com maior faturamento do mundo, à frente de gigantes como Apple, Microsoft e Dell. Se no mercado mundial, as duas companhias coreanas – ainda – não batem de frente, no Brasil a história é diferente. A LG já conta com um segundo lugar consolidado no mercado de smartphones e televisores.
– Estamos trabalhando duro para buscar liderança – afirma o Diretor da LG, Jan Petter, que aposta na diversificação de modelos para ampliar as vendas.
Para conquistar os consumidores, as duas empresas conterrâneas utilizam estratégias diferentes de outras companhias. Uma delas é o investimento em publicidade. Na Samsung, por exemplo, os gastos mundiais com anúncios saltaram de US$ 2,6 bilhões em 2010 para US$ 4 bilhões em 2012. Para efeitos de comparação, a Apple investiu US$ 1,5 bilhão em publicidade no ano passado. A LG não divulga valores, mas garante que vai investir pesado em 2013, principalmente no Brasil.
– Vamos focar na fixação da marca em âmbito global, mas sempre de olho nos aspectos de cada região – afirma o vice-presidente de marketing da Samsung na América Latina, André Felippa.
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Outra aposta dos coreanos é a rapidez na execução de projetos. Cada negócio do conglomerado tem vida independente para dar mais velocidade às decisões.
– Aqui tudo é muito rápido -afirma a diretora da LG, Fernanda Summa, que avalia ser essa a fórmula do maior crescimento das coreanas em relação às japonesas. Companhias como Sony, Panasonic e Sharp têm tido problemas em acompanhar o ritmo dos vizinhos asiáticos.
Para garantir uma boa fatia do mercado brasileiro, as duas empresas fazem questão de ter presença forte por aqui. Ambas tem fábricas instaladas em Manaus, a LG ainda conta com outro centro de produção em Taubaté e a Samsung em Campinas, ambos no Estado de São Paulo. Além disso, apostam em pesquisa local, o que acaba movimentando o mercado de trabalho brasileiro. Cada uma delas emprega pelo 5 mil pessoas apenas no Brasil.