A Câmara dos Deputados concedeu, nesta segunda-feira (7), o título de Cidadão Honorário da República Federativa do Brasil a Lewis Hamilton, piloto de Fórmula 1 sete vezes campeão do mundo na categoria. O pedido foi aprovado em 9 de junho pelos deputados e é a primeira vez na história do país que o título é concedido a um piloto do automobilismo.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A homenagem foi motivada pela estreita relação que o piloto mantém com o Brasil. No ano passado, após vencer o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo, ele repetiu o gesto que o ídolo dele, Ayrton Senna, havia feito exatamente 30 anos antes, dando mais uma volta no autódromo com a bandeira do Brasil. Ele havia disputado a corrida com um capacete especial com as cores da Bandeira Nacional em homenagem a Senna, sua maior inspiração. Em seu parecer, deputado André Figueiredo (PDT-CE) destacou o gesto de Hamilton em homenagem a Senna:
— As muitas causas que ele abraça são a cara do Brasil. Por exemplo, igualdade racial, meio ambiente, empregabilidade da juventude… Tudo isso nós defendemos. Por isso, acho que as causas dele são muito parecidas com as nossas. E são pessoas como ele que nós temos orgulho de chamar de conterrâneo — afirmou.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do NSC Total.
Continua depois da publicidade
Leia também
Lista fechada: Tite anuncia os 26 convocados para a Copa do Mundo do Catar
Pedro comemora convocação com pedido de casamento
Enem 2022: Locais de prova são divulgados, mas candidatos relatam instabilidade em site