Campanhas de agasalho existem bastante por aí, só que muitas pessoas, mesmo que tenham vontade de doar, acabam não doando aquela jaqueta por falta de tempo. Dois alunos da Engenharia de Produção da UFSC tiveram a ideia de fazer com que se ajude quem mais precisa nesse frio rigoroso sem que ninguém precise alterar a rotina: o local de doação fica no ponto de ônibus.
Continua depois da publicidade
Dan Pellicciari e Felipe Canedo fizeram cinco placas e a ideia é espalhar em pontos movimentados como o Ticen, a Beira-mar, os bairros Trindade e Itacorubi. Nesta segunda-feira, os estudantes instalaram uma delas no ponto de ônibus da Biblioteca Universitária.
—A gente queria fazer um projeto sustentável, onde a própria população gerisse a iniciativa, já que nosso dia a dia é na Universidade. Estamos começando com cinco placas, mas à medida que forem dando certo, vamos instalar mais — explica Felipe.
Aplaca avisa: “muita gente está sofrendo nesse inverno. Se você estiver realmente precisando, pegue. Se estiver sobrando, doe”. A restauradora Maria Olinda Godoi, 47 anos, que aguardava por um ônibus, viu os meninos instalando os cabides e elogiou a atitude.
Continua depois da publicidade
— Vou comprar algo ali do brechó do Hospital Universitário e deixar aqui. É uma atitude de humanidade isso que estão fazendo — disse ela.
Os dois são membros da Atlética da Engenharia de produção. O grupo já promove algumas iniciativas de caráter solidário, como um projeto de recreação para crianças da Casa Lar. Para financiar as atividades, a arrecadação acontece pela internet, através de financiamento coletivo no link bit.ly/doenoponto.