A construção da fábrica da BMW em Santa Catarina abriu um leque de oportunidades para empresas ligadas ao setor metal-mecânico – algumas chegaram a instalar unidades no Norte catarinense exclusivamente para atender à montadora -, mas os reflexos da vinda da multinacional alemã para o Estado não se limitam à cadeia automotiva. O investimento milionário feito em Araquari tem um efeito cascata: com mais geração de emprego e renda, fruto do chamado “efeito BMW”, aumentou também a demanda por novas opções de produtos e serviços voltados à população, criando a perspectativa de um incremento no dinamismo econômico da região.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais sobre negócios e gestão

Identificar quais são esses potenciais novos negócios é o principal objetivo de um recente diagnóstico realizado pelo Sebrae-SC. O estudo faz um mapeamento de oportunidades nas áreas de comércio e prestação de serviços em quatro cidades da região Norte. Além da própria Araquari, sede da fábrica da BMW, estão incluídas ainda São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva, municípios que, indiretamente, também são beneficiados pelo investimento da companhia alemã.

A pesquisa leva em conta uma série de indicadores das quatro cidades. São avaliados dados de emprego e renda, educação e infraestrutura, entre outros. A isso, soma-se uma taxa de aumento populacional acima da média estadual e nacional dos últimos anos, com crescimento de áreas residenciais nesses municípios.

Com base nisso tudo, o Sebrae-SC aplicou uma metodologia de cálculo desenvolvida pela Unidade de Acesso a Mercado e Serviços Financeiros da entidade, que aponta alternativas de negócios decorrentes da evolução desses aspectos. Quantidade de empresas, nível de concorrência e capacidade de atendimento instalada, além da disponibilidade de microempreendedores individuais (MEIs) em cada um dos municípios, foram avaliados.

Continua depois da publicidade

A opinião da população também conta, é claro. Entrevistas feitas com 1,6 mil pessoas – 400 de cada cidade – avaliou o nível de satisfação e atendimento em relação a um conjunto de atividades econômicas. Os moradores foram convidados a responder o que a cidade precisa ter e não tem e o que já existe, mas que precisa ser melhorado (veja mais detalhes no mapa abaixo).

A iniciativa nasceu no Sebrae nacional, e Santa Catarina foi escolhida para ser um dos Estados-pilotos, conta Edgar Macedo Junior, coordenador do projeto de desenvolvimento econômico e territorial do Sebrae-SC.

– Outras análises estão sendo feitas em outros Estados, sempre a partir de um grande investimento que impacta municípios de pequeno porte – explica.

Segundo Macedo, o objetivo do Sebrae é estender, no futuro, o estudo para outras cidades da região.

Consultoria e capacitação de graça

Os resultados completos do diagnóstico serão apresentados em seminários que acontecem na próxima semana nos quatro municípios (veja a programação abaixo). Os encontros serão abertos a investidores. Neles, o Sebrae vai apresentar aos interessados um cronograma de atendimento, que vai até dezembro.

Continua depois da publicidade

A entidade vai prestar consultoria e realizar palestras e cursos de capacitação para quem quiser abrir o próprio negócio com base nas oportunidades mapeadas pelo estudo, além de facilitar a aproximação de potenciais investidores com instituições de crédito. Tudo de graça.

O coordenador do projeto lembra, porém, que todo o levantamento é feito com ponderações. Isso quer dizer que abrir um negócio em uma das áreas identificadas como de alto potencial não é garantia de sucesso. O estudo apresenta informações relevantes para a tomada de decisão, mas Macedo alerta que é preciso levar em conta, também, outros aspectos, como características pessoais, conhecimento técnico e capacidade de investimento.

– O mundo dos negócios é complexo. Envolve plano de negócio e avaliação de mercado – diz Macedo, reforçando a importância da consulta a especialistas sobre a viabilidade de novos empreendimentos.

Calendário de seminários

São Francisco do Sul

Data: 19 de maio.

Local: Portal Turístico (rua Babitonga, 61, ao lado do Restaurante Portela).

Horário: 9 às 10 horas.

Araquari

Data: 19 de maio.

Local: auditório do Instituto Federal Catarinense (km 27 da BR-280).

Horário: 14 às 15 horas.

Itapoá

Data: 20 de maio.

Local: Casa da Cultura (rua VII, s/nº, Loteamento Residencial Príncipe).

Horário: 9 às 10 horas.

Garuva

Data: 20 de maio.

Local: Mita Eventos (avenida Celso Ramos, 1.511, nos fundos da Farmácia Droga Mita).

Horário: 14 às 15 horas.