Gosto muito de viajar. Sempre que posso escapo de Brusque para estar com amigos nas cidades vizinhas ou em alguma capital do nosso Brasil. Mas nunca tinha visitado a Serra catarinense. Foi uma grande e agradável surpresa e posso dizer que valeu cada segundo. Somos privilegiados em ser um Estado com ampla diversidade geográfica e climática. Adorei me aventurar em Urubici e, com certeza, recomendo o passeio. Gostei tanto que estou planejando voltar para lá no próximo mês. Conheço muitos destinos turísticos e posso dizer que estamos muito bem servidos aqui. Meu orgulho de ser catarinense só aumenta a cada novo lugar que descubro aqui em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
De Brusque para Urubici
A viagem foi tranquila e o acesso até a cidade também, com bastante sinalização e estradas bem conservadas, sem contar com o visual que merece todo o destaque dessa viagem.
Morro do Campestre
Entre os pontos visitados, escolhi os mais incomuns. Geralmente os visitantes procuram o Morro da Igreja e a Pedra Furada, locais lindos e acessíveis. Mas, entre as sugestões do Gabriel, o que mais tive vontade de conhecer e fiquei extasiado foi o Morro do Campestre. A subida a pé foi cansativa, porém valeu todo o cansaço. Tirei muitas fotos e tive uma visão ampla de mais uma parte da cidade, que poucos frequentam, talvez, pelo acesso restrito.
Continua depois da publicidade
Caminhada para a Cascata do Avencal
Um dos passeios que fizemos foi a Cascata do Avencal, que possui uma queda livre de cerca 100 metros e um visual de tirar o fôlego. É muito frequentada por praticantes de rapel. É possível chegar de carro à parte de cima e a pé à parte de baixo, mas é preciso ter calçados apropriados e tomar cuidado com as pedras escorregadias. Para quem quer adrenalina, tem ainda uma tirolesa que passa por dentro dos cânions. A cachoeira fica no Morro do Avencal, próximo às inscrições rupestres, na chegada a Urubici.
Relax
A vida noturna é supertranquila e pacata. Não há opções de agito. Urubici é um lugar para descansar mesmo, curtir a natureza e a culinária. Indico ainda uma visita ao mirante, que dá vista para a bela e pequena cidade.
Participe
> Quer fazer parte do projeto Couchsurfing in SC como viajante e anfitrião? Os interessados devem estar cadastrados no site www.couchsurfing.org. É preciso ter máquina fotográfica ou celular para registrar a viagem. O DC será responsável pelos custos de transporte e alimentação. Gostou da ideia? Envie um e-mail para viversc@diario.com.br com seu telefone, cidade onde mora e região que pretende conhecer no Estado.