Um dos teólogos mais respeitados e mais controvertidos do mundo católico, o brasileiro Leonardo Boff manifestou esperança no papa Francisco. Em seu Twitter, Boff, que foi frei franciscano até se afastar da igreja depois de ser censurado pelo então cardeal Joseph Ratzinger (o Papa Emérito Bento XVI), elogiou a escolha do nome Francisco, o mesmo de São Francisco de Assis, um reformador.

Continua depois da publicidade

Saiba mais:

> Linha do tempo: O caminho de Jorge Bergoglio ao papado

> Em site especial, leia todas as notícias sobre a Sucessão na Igreja

Continua depois da publicidade

> Acompanhe a cobertura do enviado do Grupo RBS ao Vaticano

Em seguida, em outro tweet, o teólogo, um dos maiores nomes do movimento Teologia da Libertação (que defende que a Igreja se volte para as lutas das classes menos favorecidas), afirmou, em resposta a um seguidor, que o Pontífice nunca se posicionou contra a corrente, por estar ao lado dos pobres.

Veja alguns dos tweets de Boff sobre o papa:

“O Papa Francico é uma promessa.Primeiro o nome.S.Francisco recebeu de Cristo o pedido de reconstruir a Igreja.Francisco é irmão universal.”

“O Papa Francisco inovou:deu centralidade ao Povo de Deus.Este deu primeiro a benção ao Papa.Só depois ele a deu ao povo.Sobrio,sério simples”

Continua depois da publicidade

“Disse algo absolutamente importante para as igrejas:quer presidir na caridade.Os demais Papas presidiam juridicamente.Sem espetacularização”

“Francisco não é um nome.É um dos arquétipos mais poderosos do Cristianismo.Ele foi o Primeiro depois do Unico, Jesus.Foi leigo e não padre.”

“Escolher Francisco como nome é escolher um programa:amor aos pobres,à natureza,à sobriedade condividida,à ecologia prque os seres são irmãos”

Continua depois da publicidade

Usuário Waldney de Melo para Boff: “Vcs nem são católicos, estão preocupados porque?! Ainda bem que o Papa Francisco é contra a maldita TL [Teologia da Libertação]. Paz e Bem!”

Leonardo Boff em resposta a Waldney: “Vc está enganado. Ele nunca rejeitou a TL porque sempre entendeu a causa dos oprimidos. Parece que vc abomina os pobres”