De projeto social à disputa do título mundial. De Lages para o planeta. Uma escalada iniciada em 2013 e que pode culminar com o título máximo do futsal feminino. A equipe das Leoas da Serra vai encarar o primeiro jogo do Torneio Interclubes, na Espanha. As adversárias são as campeãs europeias do ano passado, o Atlético Navalcarnero, time ligado ao Atlético de Madrid. Às 13h (de Brasília) deste sábado o time lageano estará em ação no ginásio Polideportivo de la Estación de Navalcarnero. O jogo de volta está previsto para o dia 23, no ginásio Jones Minosso, na cidade da Serra.

Continua depois da publicidade

A equipe catarinense surgiu em 2013, como um braço do Inter de Lages no futsal feminino. Era um projeto social destinado à comunidade do Planalto Serrano, com objetivo de reduzir o índice de violência contra a mulher na cidade. Ganhou força, virou time de alto rendimento. Altíssimo, por sinal. Em 2017, com acréscimos de jogadoras importantes da modalidade em nível nacional, começa a escalada de conquistas que leva as Leoas da Serra a bater de frente com as espanholas na cidade da região metropolitana de Madri.

— Um jogo como este é definido nos detalhes. A vontade vale bastante. Temos que entrar focadas e determinadas para fazer um bom jogo. Estamos fora de nosso país, é uma dificuldade a mais, com alimentação e temperatura. Isso não é motivo para desculpa, mas deve nos fazer mais fortes para fazermos um bom jogo. Acredito que nossa raça vai superar as espanholas para que a gente consiga voltar para casa com uma vitória — garante a fixo e ala Greice Behm, leoa desde 2015.

Assim como as Leoas da Serra, desde o ano passado as meninas do Atlético Navalcarnero dominam o futsal feminino do seu continente. O time espanhol é o atual campeão europeu e venceu a liga nacional na última semana. Mais do que o embalo do título, chegam para o duelo com um retrospecto e tanto. Mas terão pela frente um confiante time brasileiro.

— A equipe adversária é muito forte. Nos últimos 30 jogos, ganharam 27 e empataram três. Esperamos sempre o mais difícil. Vamos enfrentar uma equipe de qualidade. Estamos focadas em fazer um bom jogo — assegura a goleira Duda Suchek.

Continua depois da publicidade

Prova do equilíbrio da partida está nas principais jogadoras de cada equipe. Enquanto as leoas contam com a melhor jogadora de futsal feminino da atualidade, Amandinha, as atleticanas têm Ame Romero, a segunda melhor do mundo.