Último “titã do jazz”, o saxofonista Sonny Rollins é tema da segunda edição do Sexta Jazz AF 2020. O trio formado pelos músicos Tiê Pereira (baixo), Mauro Borghezan (bateria) e o cubano Elio Lorenzo (sax) apresentam nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, o Especial Sonny Rollins: A Night At The Village Vanguard. O concerto será transmitido ao vivo a partir das 20h no canal da Aliança Francesa Florianópolis no YouTube.

Continua depois da publicidade

Rollins, atualmente com 90 anos, é um dos grandes tenoristas do jazz, ao lado de figuras como John Coltrane, Johnny Griffin e Hank Mobley. De todos, é o único que segue sendo uma voz ativa no jazz. Assim como outros tenoristas da época, tocou no primeiro grande quinteto do trompetista Miles Davis, além de ter gravado com Modern Jazz Quartet.

– Ele fez parte principalmente do movimento hard bop, que dialogava com a linguagem do jazz mais pulsante e cerebral do bebop, com alguns flertes da música gospel/soul norte-americana – diz o músico Tiê Pereira, um dos curadores do Sexta Jazz AF.

Para o concerto desta semana, os músicos vão tocar algumas das principais faixas do álbum A Night At The Village Vanguard, lançado em 1958. Foi o 15º disco da carreira de Rollins.

Promovido pela Aliança Francesa Florianópolis, o Sexta Jazz AF é um dos principais projetos da cena jazz e instrumental de Florianópolis. Desde 2014, realiza concertos mensais e gratuitos, sempre reunindo grandes nomes da música catarinense em homenagens a gênios do jazz mundial. Em 2020, em razão da pandemia, o projeto terá uma temporada com cinco edições em live streaming, até o dia 11 de dezembro; sempre às sextas-feiras, às 20h, no canal da Aliança Francesa de Florianópolis no YouTube.

Continua depois da publicidade

Live Sexta Jazz AF 2020 | Especial Sonny Rollins: A Night At The Village Vanguard

Sexta-feira, 13 de novembro, às 20h

Canal da Aliança Francesa de Florianópolis no YouTube

Gratuito