O ex-campeão de tênis Ilie Nastase, capitão da equipe romena da Fed Cup, foi expulso da eliminatória contra o Reino Unido após vários incidentes e um “comportamento antiesportivo”, anunciou neste sábado a Federação Internacional de Tênis (ITF).

Continua depois da publicidade

A lenda romena insultou o árbitro e as duas jogadoras britânicas, provocando uma interrupção da partida, um dia depois de comentários inapropriados sobre a gravidez da estrela americana Serena Williams em coletiva de imprensa.

A credencial de Nastase foi retirada e o ex-tenista será investigado por comportamento inadequado, segundo informou a ITF em comunicado.

Em coletiva de imprensa à véspera da partida pela Fed Cup entre Reino Unido e Romênia, os jornalistas presentes flagraram Nastase, capitão da equipe romena, conversando com um assistente: “Vamos ver qual vai ser a cor do bebê, chocolate ou leite”.

Nastase se referia à gravidez de Serena Williams, que anunciou no mesmo dia estar grávida de Alexis Ohanian, fundador do site Reddit.

Continua depois da publicidade

“A ITF não tolera linguagem descriminatório”, declarou um porta-voz da entidade à emissora BBC.

“Estamos cientes das declarações do capitão da Romênia, Illie Nastase, e iniciamos uma investigação para apurar todos os fatos com exatidão antes de tomar medidas”, continuou.

Nastase, 70 anos e campeão de dois Grand Slams, o US Open de 1972 e Roland Garros em 1973, também realizou um gesto obsceno na direção da capitã britânica Anne Keothavong antes do confronto entre os dois países e, durante o jogo, xingou a jogadora Johanna Konta.

pi/pst/dif/ah/am