O lutador Rickson Gracie, um dos maiores nomes do jiu-jítsu brasileiro, disse em entrevista à Folha de São Paulo como está lidando com a doença de Parkinson. Diagnosticado em 2021, Gracie lança em novembro o livro “Conforto na Escuridão”, em que conta sobre a doença e momentos importantes da sua vida.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

O livro é uma autobiografia, em que Rickson narra e fala abertamente sobre a doença. Com a mesma determinação com que pisava nos tatames, o lutador encara o tratamento como uma “batalha” e diz que a doença é mais um adversário desafiador.

— Não estou aqui para ser finalizado pelo Parkinson. Estou aqui para lutar contra o Parkinson — diz Gracie.

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Continua depois da publicidade

A lenda do jiu-jítsu diz começou a perceber com o tempo que estava ficando mais devagar em seus movimentos e a notar um tremor na mão. Gracie explica como mudou seu estilo de vida durante o tratamento da doença de Parkinson, com abstinência de carne e álcool, jejum, suplementação e fisioterapia intensiva.

Acostumado com a prática de esportes, Rickson Gracie detalha que com o avanço do Parkinson parou de praticar atividades como surfe e o próprio jiu-jítsu, e que atualmente se dedica a ensinar a prática aos alunos.

— Adorava surfar, parei de pegar onda, adorava treinar jiu-jítsu, parei de treinar, só dou aula atualmente. Mas continuo seguindo a minha vida feliz e otimista. Vou à praia todo dia — afirma.

O livro também revisita momentos marcantes de sua trajetória, incluindo as divergências com seus irmãos, Rorion e Royce, principalmente no período inicial do UFC. A ausência de campeões da família Gracie no UFC desde Royce, no início dos anos 90, também é analisada por Rickson, que atribui a mudança à evolução do esporte.

Continua depois da publicidade

A perda do filho, Rockson, em 2000, é um ponto central na narrativa de Rickson Gracie. A tragédia transformou sua percepção sobre a vida e o fez ser mais presente para os outros filhos, para a esposa e até para os alunos.

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC