Xanxerê, no Oeste catarinense, está com todos os leitos de UTI e enfermaria públicos ocupados nesta segunda-feira (22). A rede hospitalar do município dispõe do Hospital Regional São Paulo (HRSP), onde 26 pessoas aguardam por vagas para internação. O Centro de Atendimento ao Coronavírus, criado para amenizar a situação da saúde municipal, também está lotado.
Continua depois da publicidade
Das 26 pessoas que aguardam para a internação no HRSP, nove têm quadro mais grave e precisam de leitos na UTI. Os dados são do boletim divulgado pela unidade de saúde na manhã desta segunda. Outras 17 esperavam por vagas na enfermaria destinada aos pacientes com Covid-19.
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
No domingo (21), o município ampliou as vagas do Centro de Atendimento ao Coronavírus. A unidade dispõe de leitos de observação, destinados a pacientes com quadros mais leves da doença. Segundo a prefeitura, todos os 19 leitos estão ocupados nesta segunda.
A lotação dos leitos de UTI na cidade levou um vereador a ser transferido para Florianópolis para conseguir atendimento imediato. Evandro Saibro foi atendido na emergência do HRSP no domingo (21), mas foi informado de que teria que entrar na fila da regulação estadual para conseguir um leito. A família optou pela transferência para um hospital particular.
Continua depois da publicidade
> Alerta em SC: Moisés e prefeitos vão discutir medidas contra o coronavírus
Novo decreto
Para tentar conter a propagação do vírus, a prefeitura lançou um novo decreto nesta segunda. Segundo o texto, idosos com mais de 60 anos e crianças de até 12 estão proibidos de entrar em locais com grande circulação de pessoas, como supermercados, restaurantes, lojas e farmácias.
> UPA de São José usa em quatro horas oxigênio previsto para 12 dias
> Mulher de 41 anos morre por Covid em casa nos braços de marido e filhos em Florianópolis
Outra medida imposta é o toque de recolher a partir das 23h. Após esse horário é permitida somente a circulação de pessoas em busca de atendimento médico, serviços essenciais ou para deslocar-se ao trabalho.
A prefeitura também anunciou o fechamento de duas unidades de saúde para remanejar os profissionais para o atendimento de pessoas com a Covid-19.
Leia mais:
Morre Rosângela Campos, secretária de Assistência Social de Palhoça
Noiva com câncer realiza sonho e casa dez dias antes de morrer
Continua depois da publicidade