Se o aumento do número de vereadores em diversos municípios está previsto em lei, nada tenho contra. Se o número é de acordo com a população, logicamente deverá ser sempre corrigido, pelo menos de dez em dez anos: se aumenta a população, deverá haver mais representantes do povo na Câmara Municipal. Portanto, se é legal não há o que se opor, a não ser que se faça uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para alterar o que consta nela. Cumprir a lei é o dever do povo e dos nossos dirigentes. Vicente Gabriele Pascale, aposentado

Continua depois da publicidade

Florianópolis

Sou a favor de que se aumente o número de vereadores, pois a parte do Legislativo em porcentagem é a mesma. Se tiver um vereador ou 50 é o mesmo, aí a representação é maior, baixando o valor do salário de vereador. A partir daí para um vereador se eleger não precisa gastar grandes cifras.

Itamar Luiz Mior

Palmitos

Continua depois da publicidade

Teríamos que voltar ao passado, quando nossos heróis vereadores defendiam os direitos da população sem ordenado, mas sim por amor e respeito à sua terra e aos eleitores. Sem salário serão poucos os candidatos que não preencherão às vagas. Diga não à reeleição. Eles querem aumentar as “vacas” (vagas) para aumentarem as tetas ou trabalharem mais?

Júlio Moisés Lopes

Armazém

Primeiramente eu penso que cada bairro deveria eleger o seu vereador. Quanto a aumentar o número de cadeiras, eu acho errado, mesmo que o orçamento da Câmara continue o mesmo. A pessoa que não tem caráter dá um jeito de levar vantagens de outra maneira.

Elemar Dandolini

Tubarão

Podem colocar quantos vereadores quiserem, desde que retirem dos seus salários para pagar os demais. Ismael Stahelin São José Acho uma total falta de caráter e de sintonia dos legisladores com o povo. Podem perguntar em qualquer lugar que a maioria vai responder que não precisamos de mais vereadores. Precisamos que os que estão lá trabalhem pelo povo e pelas cidades. Volta e meia perguntam qual o real poder e a função dos vereadores: se ainda não se sabe, para que mais vereadores?

Leônidas Nuernberg

Criciúma

Um cidadão josefense mais atento com os números das eleições passadas constata que alguns vereadores profissionais esqueceram dos seus ofícios originais – ou não é muito rentável atuar em suas devidas profissões. Viram que a única maneira de se perpetuarem no poder é esta: em forma de conluio aprovar o aumento de vagas na Câmara Municipal – e ter a bravata de dizer que não aumentarão as despesas com esssa medida.

Continua depois da publicidade

Mário Moraes

São José

De que adiantará ter mais vereadores se eles em nada contribuirão para o bem-estar da sociedade. Se querem realmente ser atuantes que o sejam como voluntários nas suas comunidades. Só assim seriam abnegados servidores.

José Wilton Rebelo

Lages

Não precisamos de mais vereadores. Dentro das câmaras eles fazem papel decorativo. Não representam o povo, fazem leis só para favorecer o seu próprio lado. Na verdade, o sentido da verdadeira política nunca existiu, então para que mais vereadores? Serão mais despesas para o município.

Elisabet Martins Silva

Florianópolis

Sou favorável, desde que todos abdiquem dos salários. Representação deveria ser um trabalho de voluntários. Se estiverem realmente interessados no bem maior e não apenas em seus bolsos, aceitariam.

Marcos Roberto Rodrigues

Florianópolis

Participe

Para participar da seção Diário do Leitor, envie sua opinião para diariodoleitor@diario.com.br.