Qual a sua opinião sobre as coligações entre partidos com ideologias e propostas diferentes?
Continua depois da publicidade
Retrata bem o momento que o país passa em que maioria faz tudo pelo poder, sem coerência com o discurso. O que vale é ter vantagem, estar próximo ou ter amigos no poder para tirar proveito. Os partidos são formados por pessoas, humanas como nós, saídas do nosso meio, são um retrato da falta de respeito aos princípios.
Luiz Eduardo Andrade
Rio do Campo
Essas coligações são superficiais e têm objetivos transitórios ou oportunistas. Mas são diferentes a coligação com fins eleitorais da voltada para a governabilidade. Se o eleitorado se divide muito, os partidos precisarão coligar-se para que um governo possa ser montado. Se o eleitorado descarrega votos num ou poucos partidos, fica mais fácil definir as ideias e propostas que vão predominar.
Continua depois da publicidade
José Silveira
Brasília, DF
Esse tipo de coligação só pode ser realizada por partidos sem ideologia. Um bando de oportunistas se reúne para chegar ao poder. Apenas isso. É importante notar que geralmente são os mesmos.
Alberto Garbin
Florianópolis
É a busca pelo poder, não sou a favor e não temos opção. É uma pena.
Walter Soares Medeiros
Criciúma
O pluripartidarismo retrata a desconfiguração concreta da sociedade civil “sem bandeira”. A negociata da união dos partidos visa unilateralmente ao domínio centralizador. Aos manipuladores, o interesse do poder pelo poder. A imprensa ainda detém a esperança no seu trabalho respeitoso mas determinante no papel de educar, ensinando a sociedade civil e inocente.
Dilnei Demay
Criciúma
Não é possível expressar aqui a pouca vergonha que são os partidos que não têm respeito nenhum a ideologias e propostas. Os partidos são formados por grupos de interesse que se unem exclusivamente para a tomada do poder e para repartir os cargos e as benesses.
Reinaldo Di Bernardi
Florianópolis
As ideologias mudam ou se perdem de acordo com a conveniência política. Muda-se o discurso e os aliados para estar no poder e, assim, se compromete a administração.
Continua depois da publicidade
Silvano Simon
Turvo
A ideologia de um partido que faz esse tipo de coligação se chama oportunismo.
Jeronimo Oliveira
Itapé, BA
Se é para um bem maior, no caso do PT nacional e estadual, ou seja, a eleição da presidente Dilma, é válido. Afinal, PMDB, PSD, PDT, PP, PC do B e PR não são assim tão diferentes ideologicamente falando. O que eu acho estranho é os Bornhausen, vindos de onde vieram, se filiando ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) do presidenciável Eduardo Campos.
Claudio Stiegler
Rio Negrinho
Essa é aprova de que os políticos brasileiros não têm escrúpulo. Eis os motivos de tanta corrupção vinda do Congresso. Se você não segue nem a sua ideologia, com certeza não vai ter caráter nenhum.
Paulo Roberto Jass Gonçalves
Florianópolis
Acredito que, se dentro do contexto das coligações as ideologias e propostas forem debatidas e tratadas em um amplo consenso democrático, o resultado trará benefícios para a sociedade como um todo.
Roberto Mário Forbici
Florianópolis
O nome disso se chama “colinganação”.
Leandro Leduc
Balneário Camboriú
Após a era PT os políticos aprenderam que em tudo, não só nas coligações, o pragmatismo toma conta. Rasgaram suas cartilhas. Todos querem se arrumar.
Continua depois da publicidade
José Wilton Rebelo
Lages
As coligações entre partidos com ideologias e propostas diferentes é interesseira. Querem o poder ou colocações para seus parceiros. Nenhum interesse no engrandecimento da nação e muito menos o bem-estar do povo, somente deles. Os partidos pequenos são realmente os patriotas e honestos, que se dedicam ao bem do povo e da nação, mas não há chance para eles. Coligação é compromisso que prejudica o desenvolvimento da nação e a vida do povo.
Vicente Gabriele Pascale
Florianópolis
Na minha opinião, está valendo tudo. Qualquer coligação é perfeitamente aceitável haja vista que atualmente não existe mais nenhum partido político com ideologia. Todos correm a favor do vento, buscam única e simplesmente manter-se no poder e conseguir o maior número de cargos, sem a preocupação de representar o povo que os elegeu e lutar pelos seus direitos. A existência dos partidos políticos no Brasil não tem nem mais sentido.
Guilherme Corbetta
Florianópolis
Participe
Para participar da seção Diário do Leitor, envie sua opinião para diariodoleitor@diario.com.br.