Inspirados por um ensaio feito com jornalistas de “AN” especialmente para convidar leitores a também viverem um dia de modelo nos seus jardins preferidos, internautas enviaram seus cliques.
Continua depois da publicidade
Todos os registros formam uma bela galeria e ilustram o jornal impresso desta terça-feira. Isso tudo para marcar com solenidade o começo da 74ª Festa das Flores de Joinville.
GALERIA: confira as fotos enviadas pelos leitores
Os leitores se empenharam em conseguir a melhor imagem. Crianças embelezaram jardins já floridos, casais posaram apaixonados e, claro, até os bichinhos apareceram nos registros enviados. A maioria fez as fotos no seu próprio quintal. Outros aproveitaram a beleza dos espaço públicos e recreativas da cidade.
Entre a naturalidade dos sorrisos e a produção de quem se empenhou na hora do clique, as imagens dão boas-vindas à Festa das Flores e mostram por que Joinville é a Cidade das Flores.
Continua depois da publicidade
Assim como as fotos destas páginas, a partir desta terça Joinville é uma mistura de sorrisos e flores. A chegada da 74ª Festa das Flores, que neste ano tem como tema a magia do circo, promete encher a cidade da alegria da primavera.
A cultivadora Asta Körner, 54 anos, sabe bem a importância deste evento. É das mãos dela que saem alguns detalhes da exposição da festa. A joinvilense espera o ano inteiro pelo evento e se dedica ao máximo para que tudo fique de acordo com o planejado.
– Eu amo isso aqui, é uma terapia para mim -, classifica a moradora do bairro Jardim Sofia.
A disposição do jaraguaense Sílvio José Rumf, 61 anos, que é orquidófilo, também parecia não ter fim. Ele acordou cedo segunda-feira para ajudar na organização. Carregou vasos e plantas durante todo o dia.
Cerca de 500 pessoas como Asta e Sílvio estarão prontas para receber o público. A Fundação Turística espera a visita de 200 mil pessoas durante os seis dias de evento.
Continua depois da publicidade
– Está tudo preparado e a estrutura é maravilhosa. São 18 mil metros quadrados de diversão -, ressalta a presidente da entidade, Maria Ivonete Peixer.
Quando as portas se abrirem, às 14 horas de terça-feira, as flores campeãs já estarão expostas em um estande do Pavilhão Wittich Freitag. Cerca de 30 jurados da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídea (Ajao) e da American Orchid Society, dos Estados Unidos, escolherão as plantas perfeitas, a partir das 11 horas. São cerca de 270 expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
A protagonista da festa não poderia deixar de ser a orquídea Laelia Purpurata, flor nativa de Joinville. Mas além de quase cinco mil espécies de orquídeas, plantas como bromélias, cactos e bonsai serão avaliadas pelos jurados. Para manter a beleza das flores até o último dia do evento, dentro de um pavilhão, todo cuidado é pouco. Os expositores precisam regar as raízes sem deixá-las úmidas em excesso.
Além de apreciar as flores, o público poderá aprender a cultivar e ainda comprar mudas. No cardápio do evento, há ainda opções gastronômicas, atividades culturais e shows nacionais.
Continua depois da publicidade
GALERIA DE FOTOS: veja as fotos das jornalista de A Notícia.
Confira a programação completa da 74ª Festa das Flores.
74ª Festa das Flores
? Os pavilhões da Expoville estarão floridos do dia 13 a 18 de novembro para a 74ª Festa das Flores. A edição deste ano inspira-se no mundo circense para sua decoração, a partir do tema “Viva a magia deste espetáculo!”.
? Além de eventos paralelos como tarde dançante, praça gastronômica e apresentações musicais, haverá muita atividade relacionada às estrelas da festa, as flores, além de comercialização. A festa também traz ao público os shows nacionais de O Rappa (14), Latino (16), Roupa Nova (17) e Fernando & Sorocaba (18). Os ingressos já estão à venda.
11º Festival de Hemerocallis
? Evento que também integra a programação da 74ª Festa das Flores, mas fora dos seus pavilhões, o 11º Festival de Hemerocallis é sediado na Agrícola da Ilha. O mês de novembro é o pico da floração da espécie, e a visita ao local é obrigatória aos admiradores de flores. Para visitar o local, que é o maior produtor de hemerocales do Brasil, a entrada é gratuita. Os horários de visitação são das 8 às 16 horas, até 12 de novembro, de segunda a sábado, e nos dias da festa, de 13 a 18, abre todos os dias. A Agrícola da Ilha fica na rua Tenente Antônio João, 4.257, no Bom Retiro. Para agendamentos, o telefone é 3473-0628.